Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Vale S.A. anunciou nesta data a redução do nível de emergência da barragem Forquilha III, localizada na mina Fábrica, em Ouro Preto (MG), de 3 para 2, conforme decisão da Agência Nacional de Mineração. Com isso, a empresa não possui mais barragens em nível de emergência 3 em seu portfólio, marcando um importante avanço em segurança e gestão ambiental.
A atualização do nível de emergência foi viabilizada por novas informações obtidas em campo e em laboratório, além de estudos e melhorias na instrumentação da estrutura, que resultaram em fatores de segurança compatíveis com os critérios exigidos para a redução.
Compromisso com segurança e sustentabilidade
O CEO da Vale, Gustavo Pimenta, destacou a importância do marco alcançado: “Alcançamos nosso compromisso de não ter barragens em nível de emergência 3 no ano de 2025, reforçando a segurança das pessoas e do meio ambiente”. Ele também ressaltou a implementação bem-sucedida do Global Industry Standard on Tailings Management (GISTM) e o avanço no Programa de Descaracterização de Barragens a Montante.
Rafael Bittar, Vice-presidente Executivo Técnico da Vale, explicou que a barragem Forquilha III faz parte do programa de descaracterização, com obras preparatórias previstas para iniciar em 2026. Ele lembrou que “desde 2019, 17 das 30 estruturas do programa já foram descaracterizadas“, e que a Companhia tem investido em governança e tecnologia para garantir informações mais seguras sobre cada estrutura.
Monitoramento contínuo
A Vale mantém monitoramento permanente de suas barragens, operando 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do Centro de Monitoramento Geotécnico, garantindo supervisão constante das estruturas e a manutenção de padrões elevados de segurança.