sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaVale realiza comissionamento de novas sirenes de emergência em barragens de Minas...

Vale realiza comissionamento de novas sirenes de emergência em barragens de Minas Gerais

- Publicidade -

A Vale, com apoio das Defesas Civis Municipais de Nova Lima e Itabirito, realiza nesta quarta-feira (5/7) o comissionamento de novas sirenes de emergência que integram o sistema de alarme de barragens no complexo de Vargem Grande. O objetivo é aprimorar o funcionamento operacional do sistema e garantir a segurança das comunidades. Não é necessário nenhuma ação por parte da população durante o teste.

A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e está em conformidade com a legislação vigente. As sirenes serão acionadas com o som real de emergência, com uma duração estimada de 7 minutos, para verificar seu funcionamento e alcance sonoro. Antes do toque, será emitida uma mensagem informando que se trata de um teste.

As áreas que poderão ouvir as sirenes incluem as regiões internas das barragens, os condomínios Vale dos Pinhais e Estância Alpina, a Linha Verde, Vila A, Vila E e propriedades rurais da região.

A Vale ressalta que as barragens estão em condições seguras, passando por inspeções regulares e sendo monitoradas constantemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações detalhadas sobre as estruturas podem ser encontradas no site da empresa.

Essa medida preventiva é parte dos esforços contínuos da Vale em promover a transformação na gestão de suas estruturas, priorizando a segurança das pessoas e a preservação do meio ambiente. A empresa está comprometida em realizar testes de sirenes, seminários orientativos e exercícios simulados para fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua. Até o momento, foram implementados 140 Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração em Minas Gerais e no Pará, nas unidades de negócios Ferrosos e Metais Básicos no Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -