Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Vale prevê retomar em até três semanas as operações nas unidades de Fábrica e Viga após um extravasamento de água com sedimentos causado por chuvas intensas, afirmou nesta sexta-feira (13) o CEO da companhia, Gustavo Pimenta, durante teleconferência de apresentação dos resultados de 2025.
Segundo o executivo, “o impacto foi limitado, por isso esperamos que, nas próximas duas a três semanas, a maior parte do trabalho esteja concluída e estejamos prontos para restabelecer as operações, naturalmente dependendo das autoridades para a retomada”, disse.
Pimenta destacou ainda que o evento não afetou estruturas críticas da companhia. “Nenhuma de nossas barragens e estruturas geotécnicas sofreu impacto e, de fato, elas tiveram desempenho muito bom durante esta temporada de chuvas”, afirmou.
De acordo com o CEO, a mineradora também revisa suas instalações após o episódio para reforçar a segurança e a resiliência das operações. “Estamos analisando mais profundamente nossas instalações para verificar o que mais podemos fazer para nos tornarmos ainda mais resilientes, e vamos incorporar esses aprendizados às nossas operações atuais e futuras”, disse.
Contexto
As operações nas unidades foram suspensas após a Prefeitura de Congonhas determinar a interrupção dos alvarás de funcionamento e exigir medidas emergenciais de controle, monitoramento e mitigação ambiental. A decisão ocorreu em 26 de janeiro, após o extravasamento registrado em uma cava da mineradora na região.
Além disso, a Justiça de Minas Gerais determinou em 6 de fevereiro a paralisação das atividades no Complexo Minerário de Fábrica até que a estabilidade e a segurança das estruturas sejam comprovadas tecnicamente, em decisão relacionada à ação civil pública apresentada pelo Ministério Público de Minas Gerais e pelo Estado.
Pimenta informou que a empresa segue colaborando com as autoridades e trabalhando para restabelecer as operações e evitar ocorrências semelhantes no futuro.













