quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaNegóciosUberlândia avança em uso de remineralizadores de solo na a produção agrícola

Uberlândia avança em uso de remineralizadores de solo na a produção agrícola

- Publicidade -

A Prefeitura de Uberlândia compartilhou os resultados de dois anos de pesquisas sobre remineralizadores de solo durante a 26° ExpoFran, em Porto Franco (MA), na última segunda-feira (17). A equipe da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) mostrou os benefícios do pó de basalto como potencializador da produção agrícola. O sucesso do projeto resultou na criação do primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil, que agora servirá de modelo para uma iniciativa semelhante em Porto Franco.

Uberlândia tem se destacado desde 2019 no fomento do uso de remineralizadores de solo no Brasil. Em 2021, lançou o primeiro polo agromineral verde do país e fechou parcerias para expandir os trabalhos com outros minérios, como micaxisto e gnaisse. Além disso, está desenvolvendo um projeto para transformar o lodo de esgoto em energia e fertilizante, que poderá ser combinado ao pó de basalto.

A cidade mineira serve como exemplo para Porto Franco, cujo prefeito, Deoclides Macedo, pretende replicar o aprendizado e levar a inovação aos produtores locais, bem como aos estados vizinhos Piauí e Pará. A pesquisa sobre o pó de basalto em Uberlândia já demonstrou aumentos significativos na produtividade e redução de pragas nas lavouras, tornando-se uma referência para o setor agrícola. A iniciativa da SMAEI, focada em pequenas e médias propriedades, comprovou a eficácia do uso do pó de basalto, proporcionando menor custo e maior eficiência para os produtores. A cartilha com os dados do estudo está disponível no Portal da Prefeitura de Uberlândia.

Os trabalhos da equipe foram acompanhados pelo Subsecretário da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, Cícero Neco de Morais, e pelo presidente do CPRM, Paulo Romano, além de produtores rurais da região de Porto Franco, que se mostraram interessados em implementar as técnicas aprendidas na cidade mineira, que é referência na área.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -