sexta-feira, 1 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioInternacionalTragédia em mina de ouro na Venezuela deixa mortos

Tragédia em mina de ouro na Venezuela deixa mortos

- Publicidade -Google search engine

No sudeste da Venezuela, próximo a uma comunidade indígena, o colapso de uma mina de ouro artesanal resultou na morte de pelo menos 12 pessoas, conforme anunciado pelo governo no domingo.

O deslizamento de terra ocorreu na mina Paraíba de San Jose de Wadamapa, próxima à cidade de Icabaru, no estado de Bolívar, perto da fronteira com o Brasil, na última quarta-feira.

Em meio à prolongada crise econômica na Venezuela, as operações de mineração informal prosperaram em áreas remotas e ricas em minerais, onde milhares de mineiros trabalham para extrair metais valiosos, principalmente ouro, em condições inseguras.

As minas, propensas a acidentes, frequentemente operam sem supervisão adequada das autoridades, apesar do governo envolver-se na produção de ouro em barras para seu próprio uso.

As comunidades indígenas venezuelanas mantêm uma relação complexa com a mineração de ouro, que pode ser uma fonte econômica vital, mas também está associada ao desmatamento, contaminação por mercúrio e alterações em rios e cursos d’água.

Em novembro, a organização não governamental local SOS Orinoco relatou um deslizamento de terra anterior na mesma mina.

A agência de gestão de riscos e proteção civil da Venezuela informou que está fornecendo alimentos, água e assistência médica às pessoas afetadas. Simultaneamente, está coordenando a transferência dos corpos para Puerto Ordaz, cerca de 700 quilômetros ao norte.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -