segunda-feira, 26 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaNegóciosSigma Lithium conclui primeiro carregamento de produção de lítio na mina Grota...

Sigma Lithium conclui primeiro carregamento de produção de lítio na mina Grota do Cirilo

- Publicidade -Google search engine

A Sigma Lithium concluiu o primeiro carregamento de produção da mina de lítio Grota do Cirilo, localizada em Minas Gerais. Nessa etapa, um navio partirá do Porto de Vitória, no Espírito Santo, transportando 15 mil toneladas de lítio para baterias e uma quantidade igual de subprodutos da operação, que serão refinados para se tornarem concentrado de lítio.

Este marco representa a produção inicial na planta Greentech da Sigma Lithium, que é o primeiro projeto de lítio no mundo a dispensar o uso de barragens de rejeitos. Sob um acordo de compra com a empresa chinesa Yahua, a Sigma vende seus rejeitos de alta pureza, com um teor de óxido de lítio de cerca de 1,3%, como subproduto para processamento posterior. Os rejeitos restantes são empilhados a seco, uma prática ambientalmente mais segura.

Um aspecto importante do projeto é a pegada de carbono reduzida da Sigma Lithium. A empresa conseguiu compensar sua emissão de carbono com 59.000 toneladas de créditos de carbono adquiridos da Carbonext, o que a tornou uma empresa com zero emissão líquida este ano.

Adicionalmente, a Sigma obteve preços premium baseados no benchmark de 9% do preço do hidróxido de lítio (média da China, Japão e Coreia do Sul) para seus produtos Triple Zero Green Lithium e Triple Zero Green.

A empresa tem planos ambiciosos para o futuro. A Sigma espera produzir cerca de 130.000 toneladas de concentrado de lítio para bateria durante o ano civil de 2023, enquanto avança para a produção em larga escala da Fase 1. Além disso, a empresa planeja atingir a capacidade total de produção das fases 2 e 3 até 2024, o que a posicionará como uma das maiores produtoras de lítio do mundo.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -