Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou nesta sexta-feira (22) o Mapa Geológico da Região Sul, parte integrante do Mapa Geológico do Brasil, recentemente atualizado. A ferramenta amplia o conhecimento sobre o território, apoia pesquisas e valoriza os recursos naturais da região, no mês em que a instituição celebra 56 anos de atuação.
O material destaca unidades estratigráficas, períodos geológicos e compartimentos geológicos da região, além de apresentar um encarte técnico com análises detalhadas.
Recursos minerais e aquíferos estratégicos
Gustavo Moreira, geólogo e um dos autores do mapa, destaca que entre as formações mapeadas, ganha destaque a Bacia Sedimentar do Paraná, composta por rochas sedimentares e basaltos, responsáveis por modelar o relevo e armazenar água subterrânea em importantes aquíferos. Também estão presentes rochas da Província Mantiqueira, como explica Moreira:
“Servindo de base para esses sedimentos, na região leste do Paraná e Santa Catarina e Centro-leste do Rio Grande do Sul, ocorrem, predominantemente, rochas da Província Mantiqueira, formadas principalmente por granitos, gnaisses e rochas metassedimentares de idades neoproteroizoicas”, diz o geólogo.
Na região, há presença significativa de carvão em sedimentos da Bacia do Paraná. O pesquisador explica quais são os outros minerais presentes na região: “As rochas calcárias, da Província Mantiqueira, têm significativa relevância para a indústria do cimento. Tem destaque ainda as jazidas de ametistas e ágatas, ocorrendo principalmente no Rio Grande do Sul. Há ainda outros recursos, como ouro, fluorita, cobre, ferro, estanho e fósforo“.
O mapa está disponível na escala 1:2.500.000, em formatos PDF e JPEG, estruturado em Sistema de Informações Geográficas (SIG). A entrega integra a Ação Geologia para Mineração e Desenvolvimento Sustentável, dentro do Programa Mineração Segura e Sustentável do SGB.