quinta-feira, 16 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioInternacionalRio Tinto adquire participação na Sovereign Metals para investir em minerais críticos

Rio Tinto adquire participação na Sovereign Metals para investir em minerais críticos

- Publicidade -

A mineradora Rio Tinto concordou em adquirir uma participação de 15% na empresa australiana Sovereign Metals por A$ 40,4 milhões (US$ 27,6 milhões), tornando-se um dos principais investidores no desenvolvedor de minerais críticos.

Essa mudança marca o primeiro passo público da segunda maior mineradora do mundo no setor de grafite, à medida que busca aumentar sua exposição a minerais de baterias.

Através de sua divisão de exploração, a Rio Tinto Mining and Exploration, a empresa subscreverá 83,09 milhões de ações iniciais da Sovereign Metals a um preço de 48,6 centavos cada, representando um prêmio de 10% sobre o preço médio ponderado do volume de 45 dias das ações da empresa.

Além disso, a Rio Tinto terá a opção de adquirir mais 34,54 milhões de ações da Sovereign em um período de 12 meses, o que poderia elevar sua participação na empresa para 19,99%.

A Sovereign utilizará os recursos para avançar em um estudo de viabilidade definitivo para seu projeto Kasiya no Malawi, com o objetivo de produzir grafite para baterias de íon-lítio e rutilo para as indústrias de pigmentos e metais de titânio.

O acordo entre as empresas também inclui a colaboração em aspectos técnicos e de marketing de um produto de grafite do projeto, focando no fornecimento de grafite purificado para o mercado de ânodos de baterias de íon-lítio.

A Rio Tinto, que já produz dióxido de titânio a partir de rutilo em suas operações em Madagascar, África do Sul e Canadá, busca ampliar suas atividades no mercado de minerais críticos para atender a crescente demanda por baterias e outros produtos de alta tecnologia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -