Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
por Fernando Moreira de Souza
A disponibilidade de recursos hídricos no Brasil pode sofrer uma redução significativa nos próximos anos. De acordo com o estudo “Impacto da Mudança Climática nos Recursos Hídricos”, publicado em 2024 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), até 2040 a oferta de água pode cair mais de 40% em regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste. Diante desse cenário, iniciativas de circularidade e gestão eficiente tornam-se fundamentais para mitigar os desafios hídricos do país.
Uma das soluções para enfrentar essa crise é o reúiso de água, iniciativa liderada pela Ambipar, empresa global de soluções ambientais. Em parceria com a Anglo American e a Porto do Açu S/A, a companhia desenvolve um dos maiores projetos desse tipo no Brasil, localizado no Porto do Açu, no norte do estado do Rio de Janeiro. O projeto, atualmente na Fase 1, prevê uma capacidade final de fornecimento de até 1.000 metros cúbicos por hora.
A iniciativa consiste na captação e tratamento da água utilizada no mineroduto do Sistema Minas-Rio, que transporta minério de ferro de Conceição do Mato Dentro (MG) até São João da Barra (RJ). A Ambipar gerencia o abastecimento de água potável e industrial, bem como o tratamento de efluentes no complexo, utilizando sete poços tubulares profundos com vazão total de quase 400 metros cúbicos por hora. Além disso, a estrutura conta com cinco estações de tratamento para remoção de ferro e manganês, 10 quilômetros de redes adutoras e uma estação de efluentes capaz de tratar até 100 metros cúbicos por hora.
Sustentabilidade e Desafios Industriais
O Porto do Açu, o maior complexo portuário e industrial privado de águas profundas da América Latina, abriga 26 empresas e 11 terminais privados. Ele também é responsável por movimentar 40% do petróleo exportado pelo Brasil e conta com o terceiro maior terminal privado de minério de ferro do país.
Desde 2009, a Ambipar tem implementado soluções ambientais no Porto do Açu, incluindo a gestão de licenças, programas ambientais e a administração da Reserva Caruara, maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil. A empresa também realiza a coleta e tratamento de resíduos gerados no porto, convertendo materiais recicláveis e transformando borra de petróleo em insumo para asfalto.
Para o head de Water Solutions da Ambipar, Fernando de Barros, a gestão eficiente da água é um dos principais desafios da indústria diante das mudanças climáticas e da frequente escassez hídrica. Entre as tecnologias utilizadas pela empresa estão sistemas de filtração, osmose reversa, ultrafiltração e tratamentos físico-químicos. A Ambipar também atua na remoção e valorização de lodos resultantes dos processos de tratamento de água.
Apesar dos desafios, em 2023, 89,1% das cerca de 10 mil indústrias brasileiras com mais de 100 funcionários adotaram pelo menos uma prática ambiental. De acordo com a pesquisa experimental “Práticas Ambientais e Biotecnologia”, realizada pelo IBGE em parceria com a ABDI e a UFRJ, a gestão de resíduos sólidos foi a iniciativa mais comum, seguida por reciclagem e reúiso (75,1%), eficiência energética (61,5%) e conservação de recursos hídricos (57,1%).