quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGPrograma de conectividade leva internet rápida e cursos de capacitação profissional para...

Programa de conectividade leva internet rápida e cursos de capacitação profissional para mais de 150 residências em Juruti, no interior do Pará

- Publicidade -

Moradores selecionados pelo projeto Rede Amazônia+Conectada recebem computadores, internet via fibra e formação online gratuita para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região

A Alcoa é parceira no programa Rede Amazônia+Conectada, que em sua primeira etapa leva internet de alta velocidade, por um ano, para mais de 150 residências de 12 comunidades de Juruti, no Pará, onde a empresa extrai bauxita. Realizado pelo Grupo +Unidos, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o projeto atende pessoas em situação de vulnerabilidade para acesso prioritário à tecnologia e conectividade, contribuindo para a melhoria da educação, alcance de informação e desenvolvimento de iniciativas empreendedoras na região. As famílias foram selecionadas por edital publicado no site do Grupo +Unidos.

O programa é composto por diferentes etapas para atender comunidades em três distritos do município: Sede, Castanhal e Juruti Velho. Na primeira, realizada entre os dias 30 de outubro e 22 de dezembro, os participantes receberam um kit com computador e acessórios, como headphone e mouse sem fio. Agora, as inscrições estão abertas para mais de cem cursos online, com foco em três linhas de formação: letramento digital (informática básica), educação empreendedora e educação e empregabilidade.

O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de negócios já existentes, principalmente na agricultura e no comércio, e proporcionar direcionamento profissional a jovens que não têm o Ensino Médio. As inscrições podem ser realizadas virtualmente até o fim de janeiro e não há número máximo de matrículas por residência. A previsão de início das aulas é em fevereiro.  

“A iniciativa é importante porque contribui com infraestrutura para o desenvolvimento social e econômico da região, que tem vocação para o empreendedorismo e para a evolução de diferentes cadeias de valor ligadas ao bioma amazônico”, afirma Hélio Lazarim, diretor de Operações da unidade de Juruti da Alcoa, reforçando que ainda em 2024 serão selecionadas novas comunidades para a expansão do programa, com mais duas fases de inscrições.

O programa conta ainda com o apoio educacional da EBAC, Microsoft e Trench Rossi Watanabe, além de parceria institucional da Dell Technologies, Instituto Juruti Sustentável (IJUS), J-Pal e Conecta Amazônia Ltda.

Sobre a Alcoa Brasil

Referência mundial na produção de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável. A empresa adota as melhores práticas de inovação para trabalhar com eficiência, segurança e sustentabilidade, fortalecendo as comunidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); três escritórios: São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Belém (PA); e participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Com mais de 17 mil colaboradores, entre diretos e indiretos, a Alcoa segue impulsionada por valores como “agir com integridade”, “trabalhar com excelência”, “cuidar das pessoas” e “liderar com coragem” para unir excelência operacional, desempenho econômico, impacto social e proteção ambiental na construção de um futuro melhor.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -