Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
O Porto Sudeste, terminal privado localizado em Itaguaí (RJ), registrou em agosto o maior volume mensal de minério de ferro embarcado de sua história: 3,3 milhões de toneladas. O marco coincidiu com a celebração dos 10 anos de operação do porto e superou o recorde anterior, de 2,95 milhões de toneladas, registrado em agosto de 2020.
O resultado foi alcançado no último dia do mês (31/8), com o fechamento de dois grandes embarques: os navios Berge Bimberi e KSL Seattle, que deixaram a Baía de Sepetiba carregados com 203.153 e 181.015 toneladas, respectivamente.
Recordes em eficiência logística
Além do volume embarcado, o porto também quebrou outro recorde operacional: 12 trens descarregados em apenas um único dia, totalizando mais de 177 mil toneladas de minério de ferro. O desempenho superou a marca anterior, de 10 trens em um mesmo dia, registrada em 2023.
Robson Couto, gerente de operações do Porto Sudeste, destacou o desempenho da empresa ao celebrar uma década de atividades.
“Os resultados ratificam nossa eficiência operacional e capacidade de atender às crescentes demandas do setor mineral, mantendo elevados padrões de segurança e sustentabilidade”
Robson Couto – Gerente de Operações do Porto.
Ele também ressaltou, de forma indireta, que os marcos históricos alcançados reforçam o compromisso da equipe e dos parceiros com a excelência logística e o desenvolvimento regional.
Localizado na Ilha da Madeira, em área abrigada da Baía de Sepetiba, o Porto Sudeste é considerado estratégico para o escoamento da produção de minério de ferro proveniente de Minas Gerais. O terminal, que pertence ao fundo soberano Mubadala Capital e à trading Trafigura, é operado pela Porto Sudeste do Brasil S.A., responsável também pelas operações de transbordo de petróleo e derivados de navios que vêm da Bacia de Santos, berço do pré-sal.
Desde 2015, quando iniciou as operações, o porto concilia atividade econômica e logística com iniciativas voltadas ao bem-estar da comunidade local e ao respeito ao meio ambiente.