sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaNegóciosNova mina sustentável em Belo Horizonte está prestes a iniciar operações

Nova mina sustentável em Belo Horizonte está prestes a iniciar operações

- Publicidade -

Uma nova mina localizada nos limites das cidades de Brumadinho, São Joaquim de Bicas e Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, está prestes a iniciar suas operações, prometendo ser um dos empreendimentos mais sustentáveis do setor em Minas Gerais.

A licença ambiental está na fase final de análise pelos órgãos estaduais e deve ser concedida até o próximo mês, com o início das operações planejado para outubro, resultando na criação imediata de 2 mil postos de trabalho.

A Mineração Morro do Ipê, responsável pelo empreendimento, assegura que todas as atividades da mina Tico-Tico serão conduzidas de acordo com as normas estabelecidas na Lei 14.066, de 2020, que instituiu a nova Política Nacional de Segurança das Barragens.

Essa lei proíbe estruturas do tipo “a montante,” que foram utilizadas pela Samarco em Mariana e pela Vale em Brumadinho. Ambas as tragédias resultaram em rompimentos de barragens com consequências devastadoras.

A Mineração Morro do Ipê já possui estruturas desse tipo inativas e utiliza um filtro-prensa na mina Ipê, outro projeto da empresa em operação desde 2017. Esse equipamento permite a filtragem e empilhamento dos resíduos de mineração sem a necessidade de barragens de rejeitos.

Cristiano Parreiras, diretor de Sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê, explicou que a empresa possui três barragens de rejeitos que estão atualmente inativas e estáveis. Elas estão em processo de descaracterização, ou seja, deixarão de funcionar como barragens. A empresa já submeteu os projetos de descaracterização das barragens aos órgãos competentes e aguarda a aprovação para iniciar o processo.

*Com informações de O Tempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -