quinta-feira, 16 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaMinistério de Minas e Energia quer dobrar participação da mineração no PIB

Ministério de Minas e Energia quer dobrar participação da mineração no PIB

- Publicidade -

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Vitor Saback, afirmou que o objetivo do ministério é dobrar a participação da mineração no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro nos próximos anos. Atualmente, a mineração é responsável por 3% do PIB do país.

Saback ressaltou que há países em que a mineração representa até 15% do PIB, e que o Brasil tem potencial para aumentar essa marca. Para isso, uma das etapas é a diminuição dos prazos de licenciamento.

“A estratégia para isso agora é, principalmente, focar na regulação, tirar obstáculos dando segurança aos investidores e avançar numa mineração responsável. É importante entender e se inspirar nos modelos australiano e canadense. Então já temos tido reuniões bilaterais com esses países para desenvolver a mineração do Brasil”, afirmou o secretário.

Segundo Saback, o Lítio, material extraído da exploração mineral, terá papel fundamental na descarbonização do planeta e contribuirá para o crescimento da mineração no país. O Lítio é um produto que será usado na transição energética, por exemplo, na produção de veículos elétricos.

O lançamento do Vale do Lítio na Nasdaq, a maior bolsa de valores de inovação e tecnologia do mundo, contou com a presença de Saback. O projeto tem como objetivo atrair investidores para a cadeia do lítio no Vale do Jequitinhonha, no Norte e Nordeste de Minas Gerais.

*Com informações de Itatiaia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -