Os contratos futuros de minério de ferro se recuperaram nesta quinta-feira (20) em meio a conversas no mercado sobre mais apoio ao setor imobiliário da China.
O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 1,7%, a 849,5 iuanes (US$ 118,25 ) por tonelada, quebrando uma sequência de três dias de perdas.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência do minério de ferro para agosto subiu 2,1%, para US$ 114,7 por tonelada.
“Os otimistas agora estão apostando suas fichas em rumores de que os reguladores estão considerando planos para aliviar as restrições às hipotecas a fim de reiniciar o motor de crescimento da economia”, disse Atilla Widnell, diretor-gerente da Navigate Commodities.
“Dito isso, as autoridades estão esquecendo o quão danificada e quebrada está a confiança do consumidor após anos de restrições da política zero-Covid e projetos imobiliários atrasados”, acrescentou Widnell.
Do lado da oferta, os estoques de minério de ferro transoceânico aumentaram cerca de 3,4% ao ano nas primeiras 28 semanas de 2023, de acordo com dados de rastreamento de navios, elevando as preocupações com o excesso de oferta na China e no mundo e pressionando os preços para baixo, disse o Commonwealth Bank of Australia.
Qualquer pacote de estímulo provavelmente será limitado devido às preocupações com os altos níveis de dívida do governo local, impondo desafios à demanda por aço até o segundo semestre de 2023, acrescentou o banco.
*Com informações de Money times