Publicidadespot_img
InícioGeologiaPesquisaMineradora inglesa recebe aprovação para explorar Ferro em Piatã, na Bahia

Mineradora inglesa recebe aprovação para explorar Ferro em Piatã, na Bahia

A Brazil Iron, mineradora inglesa, obteve aprovação da Agência Nacional de Mineração (ANM) para relatórios que confirmam a presença de jazidas de ferro em Piatã, na Bahia.

Apesar da autorização da ANM, as atividades de extração ainda aguardam a devida autorização do órgão ambiental estadual. Enquanto isso, impactos sobre comunidades locais geram controvérsias.

Conflitos na região persistem há aproximadamente quatro anos, com relatos de moradores sobre danos às comunidades quilombolas. Rachaduras em residências, destruição de plantações e assoreamento da nascente do córrego Bebedouro são apontados como consequências das atividades de prospecção da Brazil Iron.

A mineradora enfrenta um processo na Justiça da Inglaterra movido por um escritório britânico, representando 80 famílias das comunidades de Bocaina e Mocó, em Piatã. Uma liminar proibiu a comunicação da empresa com os moradores, alegando assédio e intimidação.

No Brasil, a Defensoria Pública da União (DPU) busca suspender as atividades da Brazil Iron. A aprovação da ANM não condiciona à obtenção de licença ambiental, segundo o comunicado da agência.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão estadual, não respondeu às indagações. A Brazil Iron negou as acusações, classificando a ação judicial como “abusiva e repugnante” e reforçou seu compromisso com investimento e emprego na região.

Fonte: Correio de Minas

- Publicidade -
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -