Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A nova taxação de 50% anunciada pelos Estados Unidos para uma série de produtos importados — resultado de um aumento de 40% sobre a tarifa original de 10% — não afetará setores estratégicos como mineração, energia e tecnologia. A lista de exceções inclui minério de ferro, estanho, petróleo, gás natural, componentes industriais e bens de alto valor agregado, conforme detalhado no documento oficial.
De acordo com o Anexo I do documento oficial, a nova política tarifária isenta uma série de produtos, com foco em garantir o abastecimento de setores críticos da indústria e da energia. Entre os produtos excluídos estão:
- Minérios e metais: minério de ferro, estanho, alumina, níquel-ferro, ferroligas, silício e metais preciosos como ouro e prata.
- Energia: gás natural (líquido e gasoso), petróleo cru e derivados, carvão mineral, lignito, turfa e energia elétrica.
- Agrícolas e fertilizantes: castanha-do-pará, suco e polpa de laranja, além de fertilizantes de vários tipos.
- Indústria e tecnologia: silicone, borrachas, plásticos industriais, partes de turbinas e motores aeronáuticos, computadores e acessórios, componentes automotivos e tubos metálicos.
A lista, com base na Nomenclatura HTSUS, reflete a tentativa dos EUA de proteger cadeias produtivas estratégicas. A medida integra um pacote mais amplo de revisão comercial, ainda em fase de implementação.