quinta-feira, 16 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEventosMercado de capitais para mineração avança com a rede Invest Mining

Mercado de capitais para mineração avança com a rede Invest Mining

- Publicidade -

B3 e Genial passam a compor o Grupo de Coordenação da Invest Mining que busca aproximar empresas e investidores no sentido de melhorar o ambiente de negócio para a mineração no Brasil.

Em reunião da Coordenação Rede Invest Mining nessa sexta-feira (26/4), foi aprovado o ingresso de dois novos integrantes no núcleo de Coordenação da Rede Invest Mining: a B3 e a Genial Investimentos. Essas duas novas incorporações na coordenação da Rede fortalece a integração dos trabalhos da Invest Mining com os mercados de capitais e com o setor financeiro no país

Além dessa decisão que fortalece a atuação da Invest Mining, durante a reunião houve a aprovação para realização de dois eventos de peso na estratégia de aproximar empresas e investidores no sentido de melhorar o ambiente de negócio para a mineração no Brasil.

 Workshop SIMEXMIN

Um deles é o Workshop da Rede Invest Mining que ocorrerá no dia 21/5, durante o Simpósio de Exploração Mineral (SIMEXMIN) em Ouro Preto, que vai reunir empresas com potencial para se listarem em bolsa e agentes financeiros para discutir como deve ocorrer o procedimento de listagem de empresas no país.

No Workshop, haverá um painel institucional com instituições que representam o ecossistema do mercado de capitais que se pretende criar, a exemplo da Coordenação da Rede Invest Mining, o BNDES, a B3, a CBRR e a Genial Investimentos, além de cases de sucessos de empresas listadas, com a Bravo, Ionic Lithium, South Star e Euro Copper.

Invest Mining Summit

O segundo evento importante para avançar na consolidação do mercado de capitais para a mineração, será o Invest Mining Summit, a ser realizado em São Paulo, no dia 9 de outubro, provavelmente na FIESP, visando difundir e atrair o mercado financeiro para a mineração.

O coordenador da Rede Invest Mining e consultor da ABPM, Miguel Nery, explica que a rede Invest Mining é focada na promoção do financiamento das atividades de mineração no Brasil, fomentando ações que resultem na melhoria do ambiente de negócios visando a atração de investimentos e, consequentemente, a expansão, a diversificação da produção mineral e o aumento do número de empresas mineradoras atuantes no país.

“Neste momento, estamos dirigindo os nossos esforços para criar no Brasil um braço da Bolsa, semelhante ao Canadá e Australia, voltado para a mineração, especificamente para apoiar as Juniors companies, definidas como não operacionais, que são exatamente quem corre o risco geológico no trabalho de descoberta de jazidas”.

Sobre a Invest Mining

A rede é fruto de uma união inédita de organizações das esferas pública e privada, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios na mineração e promover as boas práticas de sustentabilidade, governança e cuidado social.  “A rede está aberta à adesão de entidades interessadas em participar desse marco, que traz uma mudança fundamental na cultura de investimento em mineração no Brasil,” comenta Nery.

Fazem parte da Rede colaborativa Invest Mining,entidades representativas,  organizações públicas e privadas.  Participam: representantes da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM); Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB); Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Nacional de Mineração (ANM, Serviço Geológico do Brasil, Ministério de Minas e Energia via Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (MME/SGM), ADIMB, CNI, ABIMAQ, APEX-Brasil B3, Genial Investimentos, dentre outros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -