No último dia 7, o município de Jacobina recebeu a primeira etapa do “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, que conta com patrocínio da Jacobina Mineração. A iniciativa é realizada pela Origem Produções, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e parceria da Secretaria Municipal de Educação.
Há sete anos, a iniciativa se propõe a recontar a História do Brasil para além do que está nos livros didáticos tradicionais. Nesta nova edição, o projeto cresce e passa a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades, com o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros ‘Brasis'”.
O “Era Uma Vez…Brasil” se divide em quatro etapas, que acompanham o calendário letivo. A primeira delas, que está sendo realizada ao longo do mês de março em todo o Brasil, chama-se “Fatos Históricos” e promove encontros de capacitação que resultam na produção de histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos. As cem melhores HQs integrarão o livro “Era uma vez…Brasil”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.
Na sequência, vem o “Campus de arte-educação”, que consiste em uma imersão em um acampamento para realização de oficinas e produção de curtas-metragens. Os estudantes selecionados seguirão para um intercâmbio de dez dias em Portugal, onde irão trocar experiências com estudantes locais. Na quarta e última, os participantes serão estimulados a produzir um projeto de intervenção que impacte a sua comunidade.
Em seis anos de projeto, foram beneficiados mais de 13 mil adolescentes de 434 escolas públicas localizadas em 29 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Este ano, o projeto levará em novembro mais de 110 pessoas. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.eraumavezbrasil.com.br