quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioProjetosJacobina Mineração patrocina projeto de arte-educação que beneficia estudantes e professores de...

Jacobina Mineração patrocina projeto de arte-educação que beneficia estudantes e professores de 11 escolas da cidade

"Era Uma Vez...Brasil" levará estudantes e professores brasileiros para Portugal

- Publicidade -

No último dia 7, o município de Jacobina recebeu a primeira etapa do “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, que conta com patrocínio da Jacobina Mineração. A iniciativa é realizada pela Origem Produções, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e parceria da Secretaria Municipal de Educação.

Há sete anos, a iniciativa se propõe a recontar a História do Brasil para além do que está nos livros didáticos tradicionais. Nesta nova edição, o projeto cresce e passa a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades, com o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros ‘Brasis'”.

“A cada nova edição deste projeto, renovamos também nossa felicidade em contribuir para que ele seja realizado em Jacobina. Essa iniciativa faz parte do nosso compromisso social e é ainda mais relevante que a principal ferramenta seja a educação. É com a ajuda das novas gerações que deixaremos um legado de transformação para nossa comunidade”, afirma Edvaldo Amaral, gerente-geral da Jacobina Mineração

O “Era Uma Vez…Brasil” se divide em quatro etapas, que acompanham o calendário letivo. A primeira delas, que está sendo realizada ao longo do mês de março em todo o Brasil, chama-se “Fatos Históricos” e promove encontros de capacitação que resultam na produção de histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos. As cem melhores HQs integrarão o livro “Era uma vez…Brasil”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Na sequência, vem o “Campus de arte-educação”, que consiste em uma imersão em um acampamento para realização de oficinas e produção de curtas-metragens. Os estudantes selecionados seguirão para um intercâmbio de dez dias em Portugal, onde irão trocar experiências com estudantes locais. Na quarta e última, os participantes serão estimulados a produzir um projeto de intervenção que impacte a sua comunidade.

Em seis anos de projeto, foram beneficiados mais de 13 mil adolescentes de 434 escolas públicas localizadas em 29 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Este ano, o projeto levará em novembro mais de 110 pessoas.  Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.eraumavezbrasil.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -