quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGIndústria da mineração investe em medidas sustentáveis para enfrentar escassez de água...

Indústria da mineração investe em medidas sustentáveis para enfrentar escassez de água no Brasil

- Publicidade -

Um estudo realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) alertou para a possibilidade de o Brasil perder até 40% da disponibilidade de água até 2040. Diante desse cenário preocupante, a indústria da mineração tem se empenhado em minimizar os impactos ambientais causados por suas operações, especialmente o uso excessivo de recursos hídricos.

A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, em parceria com a Atlantic Nickel e a Mineração Vale Verde, tem desenvolvido projetos com foco na utilização eficiente da água. Juntas, essas iniciativas já possibilitaram o reaproveitamento de mais de 89% da água nas operações das adutoras Água Nova e das barragens Serrote, em Craíbas (AL), e Santa Rita, no Sul da Bahia.

Na Mineração Vale Verde, por exemplo, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para tratar 5 metros cúbicos de água por hora, localizada na Mina Serrote, purifica a água captada no rio São Francisco, tornando-a potável. Além disso, a água tratada é distribuída para toda a área da mina, abastecendo escritórios, refeitórios, vestiários, banheiros, laboratório e equipamentos específicos.

Outras medidas incluem o uso de caminhão-pipa para umedecer vias de acesso à área da mineradora, utilizando água reaproveitada da Barragem Serrote, e uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), onde os efluentes e resíduos da mina são tratados, permitindo o reuso da água.

Já na Atlantic Nickel, a Mina Santa Rita conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) para purificação da água, atendendo às demandas da manutenção e operações industriais. Além disso, todo o material recuperado na estação é reaproveitado: os sólidos voltam para a mina e o óleo recuperado é vendido para uma empresa de refino. A água tratada também é reutilizada para umedecer o local da mina.

Essas ações destacam o compromisso da indústria da mineração em promover práticas sustentáveis e preservar os recursos naturais, especialmente diante do desafio iminente da escassez de água no país.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -