domingo, 25 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEventosIgnea Geologia & Meio Ambiente participam do evento Lithium Business

Ignea Geologia & Meio Ambiente participam do evento Lithium Business

Encontro reuniu representantes dos principais agentes envolvidos na cadeia produtiva do lítio no Vale do Jequitinhonha

- Publicidade -Google search engine

Araçuaí, em Minas Gerais, sediou no início de julho, o Lithium Business: Desafios, Limites e Oportunidades, um encontro relevante para a indústria de mineração de lítio brasileira. O evento reuniu representantes dos principais agentes envolvidos na cadeia produtiva do lítio no Vale do Jequitinhonha, como a Sigma Lithium, Atlas Lithium, CBL, Lithium Ionic Corp e Resource Latin, empresas de consultoria, prestadores   de serviço e profissionais que atuam com lítio no país.

Durante o encontro foram debatidos métodos e técnicas de prospecção, segurança geotécnica para minas subterrâneas e legislação minerária, além do potencial do Vale do Jequitinhonha para impulsionar tecnologias verdes, essenciais para transição energética.

 Uma das empresas que atuam na região e participou ativamente do evento foi a ÍGNEABR Geologia & Meio Ambiente, destacando seu conhecimento especializado em direito minerário e seu compromisso com práticas sustentáveis no setor e o desenvolvimento da região.

“O Lithium Business foi um evento verdadeiramente enriquecedor, proporcionando um ambiente para a troca de conhecimentos e experiências entre os diversos participantes. Tivemos o prazer de interagir com o público presente, composto por estudantes e profissionais do setor, oferecendo uma visão abrangente do processo de produção do lítio e de sua importância na transição energética,” avalia Giancarlo Silva, CEO da empresa.

Um novo horizonte para o Vale do Lítio

O Vale do Lítio engloba uma vasta área, abrangendo os municípios de Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni, Turmalina, além de Rubelita e Salinas. A região possui um potencial transformador para impulsionar o crescimento econômico e promover oportunidades para a população local.

“O Vale representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento sustentável, impulsionando a indústria do lítio no Brasil eo posicionamento do país no contexto das energias renováveis,” destaca Silva, acrescentando que com inúmeras jazidas e a flexibilização das exportações, a região do Vale do Jequitinhonha tem o poder de impulionar o crescimento econômico, gerar empregos e criar oportunidades para as comunidades locais.

O Lithium Business, ao destacar as potencialidades do Vale do Lítio e fomentar discussões estratégicas, torna-se um evento fundamental para direcionar o futuro dessa indústria promissora, colocando o Brasil em destaque no mapa global das energias renováveis.

A Transição Econômica rumo a Carbono Zero colocou em evidência o papel estratégico dos minerais críticos, cerca de 50 elementos metálicos e minerais, como Lítio, grafite, cobalto, níquel e manganês, minerais utilizados em baterias de EV.

No caso especifico do Lítio, segundo análise da Consultoria radicada em Londres, BMI, a oferta de Lítio em 2022 aproxima de 678.000 ton, face à uma demanda reprimida de 3.322.000 ton, estimando para 2035 uma demanda de 4.000.000 ton.

Nesse contexto de escassez de oferta mundial frente a uma demanda cada vez mais crescente, fez com que o Vale do Jequitinhonha se projetasse para o mundo como portadora de uma expressiva ocorrência de Pegmatitos de qualidade superior, atraindo investimentos significativos para a região.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -