segunda-feira, 26 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGHorizonte Minerals realiza oficina, festival e diálogo sobre Educação Ambiental em Canaã...

Horizonte Minerals realiza oficina, festival e diálogo sobre Educação Ambiental em Canaã de Carajás, no Pará

Atividades entram no terceiro mês e seguem mensalmente até junho; Com programação diversa e gratuita, ações são direcionadas a comunidades vizinhas ao Projeto Vermelho e priorizam mulheres e crianças

- Publicidade -Google search engine

A Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará –   promove ações com moradores e colaboradores, no dia 19 de março, dando continuidade às atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA), em Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará. No município, será instalado o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto, de propriedade da empresa e atualmente em processo de licenciamento ambiental.   

No domingo, os adultos poderão participar da oficina de aromatizantes ecológicos, uma forma de gerar trabalho e renda na comunidade a partir de práticas sustentáveis. Em outra frente, crianças participarão de um festival de música e poesia em alusão ao Dia da Água, que é celebrado no dia 22 de março. Por meio da arte, a atividade visa demonstrar a importância de uma relação sustentável com esse recurso natural. Já os colaboradores terão a oportunidade de conhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável durante o Diálogo Diário de Sustentabilidade (DDS) para empregados e terceirizados da Horizonte Minerals.

As atividades do PEA são gratuitas e englobam ações educativas e interativas com metodologia adequada para os públicos-alvo: mulheres e crianças do Acampamento Serra Dourada e colaboradores. O Programa de Educação Ambiental é executado pela UPbio Consultoria Ambiental, formado por uma equipe multidisciplinar de gestores ambientais, pedagogos e tecnólogos em Meio Ambiente. As ações são realizadas mensalmente, iniciaram em janeiro e devem ocorrer até junho.

“Essa nova atividade do Programa de Educação Ambiental é mais um passo para um bom relacionamento entre a empresa, a comunidade e o meio ambiente. Os participantes, além de trocar conhecimento sobre o tema, também saem dessas atividades como agentes multiplicadores do que aprenderam”, afirma Flavia Veronese, gerente de Meio Ambiente da Horizonte Minerals.   

O gerente de Relacionamento com Comunidades da Horizonte Minerals, Nildo Frazão, destaca a função de gerar um conhecimento para a comunidade que pode ser usado para gerar renda, no caso das oficinas sobre os aromatizantes ecológicos. “Após os cursos, cada um pode desenvolver seus pequenos negócios e, ao mesmo tempo, compreender o meio ambiente de uma forma mais sustentável e positiva”, diz ele.

A agenda de ações do Programa prevê ainda que, no dia 16 de abril, haverá oficina de macramé; no dia 21 de maio, de confecção de bolsa em cartonagem; e há previsão para realizar a oficina de arranjos florais, no dia 18 de junho. Para as crianças, há previsão de atividades, no dia 16 de abril, com uma oficina de confecção de cartazes sobre mudanças climáticas; no dia 21 de maio nova apresentação teatral com referências do Dia do Meio Ambiente; e, por fim, no dia 18 de junho, uma gincana ambiental que abordará resíduos sólidos.

No dia 18 de junho, o Programa de Educação Ambiental realizará um grande evento de ação social com ofertas de serviços à comunidade.

Colaboradores –   as atividades educativas e informativas para os colaboradores e terceirizados da Horizonte Minerals, serão realizadas no formado de Diálogo Diário de Sustentabilidade (DDS) com duração de 20 minutos e dinâmicas estimulando a participação e interação sobre os temas propostos. Em cada DDS haverá sorteio de brindes e aplicação de questionário de satisfação.

Sobre a Horizonte Minerals

A Horizonte Minerals é uma empresa de níquel com atuação no Brasil, listada nas Bolsas de Valores de Londres e de Toronto. A companhia possui dois projetos no Estado do Pará: o Araguaia e o Vermelho, ambos de larga escala, alto teor de níquel, baixa emissão de carbono e escaláveis.

O Projeto Araguaia está em construção e vai produzir, inicialmente, 14,5 mil toneladas de níquel por ano para abastecer o mercado de aço inox, podendo ser expandido para 29 mil toneladas.  O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e produzirá 15.000 toneladas de níquel, podendo duplicar a produção,  e 1.250 toneladas de cobalto para abastecer o setor de baterias. O perfil de produção da Horizonte Minerals a médio  prazo, considerando os dois projetos, é de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano, o que pode posicionar a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. A Horizonte está desenvolvendo um novo distrito de níquel no Brasil, que se beneficiará da infraestrutura estabelecida, incluindo energia hidrelétrica disponível no distrito minerário de Carajás.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -