A Gerdau informou que investirá R$ 5 bilhões em Minas Gerais em 2023, de acordo com o orçamento da siderúrgica. O estado é considerado importante pela empresa, que se define como “gaúcha de nascimento e mineira de coração”. O CEO da companhia, Gustavo Werneck, detalhou os investimentos previstos em entrevista ao Estado de Minas, destacando a história do estado na formação de profissionais para a área da metalurgia e como a renovação tecnológica da empresa pode ajudar a capacitar jovens mineiros.
Werneck, mineiro de Belo Horizonte, ressaltou a importância de Minas Gerais na história da companhia e anunciou que 60% do investimento planejado para 2023 será destinado às operações no estado. Em 2022, a Gerdau registrou uma receita líquida recorde de R$ 82,4 bilhões, sendo que 30% desse valor foi obtido com atividades em Minas Gerais.
A Gerdau espera que a produção no estado se qualifique e o valor agregado das mercadorias aumente o rendimento tanto para a empresa quanto para os cofres do estado. Werneck explicou que parte importante do investimento será destinado à mineração para aumentar a produção e atender às operações da usina da empresa em Ouro Branco.
A cidade da Região Central do estado é onde fica a maior planta da Gerdau no mundo. Além disso, é uma das quatro que concentram o investimento previsto, juntamente com Divinópolis, Barão de Cocais e Três Marias. A empresa espera que mais de 40 cidades sejam diretamente beneficiadas.
Gerdau prepara investimento bilionário
De acordo com o CEO, o investimento é sempre com foco na mineração sustentável, sem barragem e com processamento a seco. Além disso, a Gerdau pretende aumentar a capacidade de produção de laminados em Ouro Branco. Werneck explicou que a empresa vive uma fase de concentração dos investimentos, encerrando atividades difusas e focando a operação em áreas específicas. A Gerdau tem como destaque as atividades nos Estados Unidos, em especial no Texas, e no Brasil, com foco em Minas Gerais e São Paulo.
Werneck ressalta a importância do estado na história da companhia. Ele espera que a produção se qualifique para aumentar o rendimento tanto para a empresa quanto para os cofres do estado. A Gerdau investirá em mineração para atender às operações da usina da empresa em Ouro Branco e espera beneficiar mais de 40 cidades.