sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioFiscalização/SegurançaGarimpo ilegal em Canaã dos Carajás (PA) é alvo da PF

Garimpo ilegal em Canaã dos Carajás (PA) é alvo da PF

- Publicidade -

No último sábado (18/03), a Polícia Federal (PF) e o Ibama deflagraram duas operações com o objetivo de combater o garimpo ilegal em Canaã dos Carajás, sudoeste do Pará. A ação contou com o apoio do ICMbio e da Força Nacional. Além disso, envolveu 50 agentes de segurança que se dividiram entre duas áreas, localizadas a cerca de 15 quilômetros de distância uma da outra. Durante a operação, os agentes prenderam duas pessoas em flagrante, inutilizaram 14 motores e apreenderam dois veículos foram na zona rural da cidade.

Garimpo ilegal

Os garimpos ilegais em questão eram do tipo galerias, que consistem em escavações que utilizam explosivos para a extração de cobre. Essa prática causa sérios danos ambientais, além de representar risco à saúde das pessoas que exploram a atividade ilegalmente. Os dois locais alvos das operações são pontos recorrentes de extração ilegal de cobre. De acordo com a PF, as autoridades já deflagraram duas outras operações na região em agosto e dezembro de 2022.

“Em Vila Nova Jerusalém fica localizado no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, uma área de proteção federal. Já o de Serra Dourada do Cobre é uma área particular, sem a licença para a extração de minérios”, detalhou a corporação.

A partir de notícia-crime sobre a devastação causada nas áreas de extração ilegal de cobre, a PF abriu inquérito e iniciou a investigação. Inicialmente, os agentes da PF sobrevoaram a região. Em seguida, constataram a existência de intensa atividade criminosa nos pontos de extração ilegal de minério.

Caso o crime seja confirmado, os responsáveis poderão responder por vários crimes. Isso inclui, por exemplo, crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União, associação criminosa, dentre outros crimes. As investigações seguem em andamento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -