sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGFalta de metais essenciais ameaça transição energética global, alerta relatório

Falta de metais essenciais ameaça transição energética global, alerta relatório

- Publicidade -

A crescente demanda por metais e minerais cruciais para a redução das emissões globais, combinada com os baixos preços das matérias-primas que levam as empresas de mineração a cortar despesas, pode causar uma grave escassez de elementos-chave para a transição energética mundial, de acordo com um relatório da consultoria McKinsey & Company.

O relatório destaca que a falta crescente de terras raras, lítio, níquel, grafite, cobalto, boro e cobre pode resultar em preços mais altos e volatilidade no mercado, prejudicando os objetivos de redução de emissões necessários para conter o aquecimento global a 1,5°C, conforme estabelecido pelo Acordo de Paris de 2015.

A análise prevê uma escassez de 20% a 50% em alguns metais e minerais de terras raras essenciais para energias renováveis, redes elétricas e baterias de veículos elétricos. O relatório destaca que as baterias e carregadores de veículos elétricos podem consumir mais de 50% dos recursos de cobalto e terras raras e 36% dos recursos de níquel até 2030.

Para atender a essa crescente demanda, o número de minas em operação precisaria aumentar em até 76%, chegando a quase 900, de acordo com os analistas.

Falta de metais

A McKinsey também destaca a reciclagem, que pode representar apenas 10% do suprimento de minerais como cobre, lítio e níquel até 2040. Além disso, materiais substitutos ainda estão em desenvolvimento.

No entanto, os investidores estão reduzindo o financiamento para novos projetos de mineração devido aos baixos preços das matérias-primas e aos longos prazos de entrega para novas minas.

A consultoria sugere três caminhos para abordar a escassez de materiais: grandes empresas de energia podem expandir para metais e minerais; comerciantes podem pré-financiar minas juniores e ajudar os produtores a acessar os mercados; e produtores de metais e minerais podem promover acordos de fornecimento a longo prazo para pré-financiar projetos.

O relatório da McKinsey reflete a necessidade de investimentos adicionais em minerais críticos e tecnologias de recuperação de matérias-primas, como a reciclagem, para apoiar a transição energética global.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -