sexta-feira, 1 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaExxon está em negociações com Tesla, Ford e Volkswagen para fornecimento de...

Exxon está em negociações com Tesla, Ford e Volkswagen para fornecimento de lítio

- Publicidade -Google search engine

A Exxon Mobil Corp. está atualmente em negociações com montadoras como Tesla Inc., Ford Motor Co. e Volkswagen AG, bem como outras gigantes da indústria, com o objetivo de fornecer lítio, metal crucial para baterias. Fontes familiarizadas com o assunto revelaram que a Exxon está buscando se expandir para a produção de lítio, devido à crescente demanda para uso em baterias de veículos elétricos e também como uma forma de diversificar seus negócios além dos combustíveis fósseis.

Embora as conversações com os potenciais clientes ainda estejam em estágio inicial, essas discussões são um indicativo do crescente interesse da Exxon no mercado de lítio. Além das montadoras, a empresa também manteve conversas com gigantes da bateria, como Samsung e SK On Co.

A rápida expansão dos veículos elétricos em todo o mundo tem elevado o risco de gargalos e escassez de materiais essenciais para as baterias, incluindo o lítio. Isso tem provocado uma corrida entre as empresas para garantir o suprimento desse metal, e estima-se que o mundo precisará de quase 60 novas minas e fábricas de lítio para atender à crescente demanda pela transição dos combustíveis fósseis. Segundo o pesquisador Benchmark Mineral Intelligence, em 2030 será necessário mais lítio do que foi extraído entre 2015 e 2022.

Diversas empresas de petróleo e gás, incluindo Chevron Corp., Occidental Petroleum Corp. e SLB, maior fornecedora global de serviços de petróleo, também estão considerando oportunidades no setor de lítio. As próprias montadoras estão investindo significativamente no metal, como a General Motors, que anunciou um investimento de US$ 650 milhões em um desenvolvedor de lítio no início deste ano.

A Exxon, que tem como meta extrair 100.000 toneladas de lítio por ano, está explorando um local de 10 acres no Arkansas e já iniciou perfurações de poços lá. No entanto, a empresa ainda não definiu se irá produzi-lo por conta própria ou em parceria com terceiros.

Para a Exxon, a extração de lítio a partir de salmoura subterrânea representa uma oportunidade mais ecológica e econômica do que a mineração tradicional, de acordo com informações divulgadas pela empresa. O CEO Darren Woods ressaltou a “sinergia natural” entre a extração de lítio e a expertise da Exxon na produção de petróleo e gás, comparando o processo a outras operações da empresa em suas refinarias e fábricas químicas.

Fonte: Mining.com

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -