sexta-feira, 17 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaNegóciosDaniel Santos é o novo presidente da Alcoa Brasil

Daniel Santos é o novo presidente da Alcoa Brasil

Executivo assume as operações da empresa no país com a missão de impulsionar a excelência operacional e aumentar a competitividade no mercado

- Publicidade -

Com mais de três décadas de experiência no setor de recursos minerais, Daniel Santos assume agora a posição de presidente e vice-presidente de Operações da Alcoa Brasil. Encarregado de liderar mais de 15 mil colaboradores, ele tem como metas principais a excelência operacional nas três unidades produtivas da empresa no país – Juruti-PA, Alumar-MA e Poços de Caldas-MG – visando impulsionar o desempenho econômico e operacional e fortalecer a competitividade nos mercados nacional e internacional.

Anteriormente ocupando o cargo de CEO da Mineração Taboca, com experiências anteriores na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e na Anglo American, o novo presidente substitui Walmer Rocha, que atuava como Diretor de Operações da Alumar (MA) e assumiu de maneira interina após a aposentadoria de Otavio Carvalheira, em dezembro do ano passado. Com base em São Paulo, Daniel Santos desempenha também um papel fundamental como membro da equipe de liderança das operações globais da empresa, reconhecida internacionalmente por seu conhecimento em mineração de bauxita e produção de alumina e alumínio.

Uma abrangente e sólida agenda de ASG (Ambiental, Social e Governança) será o guia para implementar projetos transformadores na indústria, abordando temas como a transição energética, a descarbonização, a economia circular e a gestão sustentável de resíduos. Para manter a trajetória de progresso da empresa e assegurar resultados positivos, Santos – graduado em Engenharia de Minas com MBA em Negócios e Estratégia, além de possuir mestrado em Economia Mineral – traz consigo uma vasta experiência em indústrias de commodities como fosfato, ouro, minério de ferro, cobre, níquel, estanho, nióbio e tântalo. Durante sua carreira, ele liderou projetos estratégicos e acumulou conhecimentos em engenharia de processos e controle de qualidade, entre outras áreas.

“Estou muito feliz e honrado por agora ser parte desta equipe. Agradeço ao time executivo da Alcoa pelo privilégio de poder liderar nossas Operações no Brasil. Estou extremamente orgulhoso do que a equipe conseguiu realizar até aqui. A empresa já adota as melhores práticas de inovação e na gestão das pessoas. Atua com eficiência, segurança e sempre movida pelos conceitos e pela prática da sustentabilidade. Quero seguir em frente com este trabalho, buscando incessantemente a excelência em nossas operações, incentivando soluções cada vez mais inovadoras, reduzindo os riscos, fortalecendo a disciplina e a estabilidade operacional, e gerando valor compartilhado para toda a cadeia, com prioridade para as comunidades onde estamos presentes”, afirma Daniel Santos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -