Mais de 3.000 líderes mundiais da indústria de mineração, tecnólogos e pesquisadores de 58 países estão presentes no Congresso Mundial de Mineração, que acontece em Brisbane, na Austrália, de 26 a 29 de junho de 2023.
O evento aborda questões fundamentais, como a busca por minerais necessários para um mundo sustentável, a criação de minas de impacto zero e a transformação do relacionamento entre a mineração e as comunidades indígenas.
Congresso Mundial de Mineração
O Congresso Mundial de Mineração, afiliado à ONU e com sede na Polônia, realiza a sua 26ª edição na Austrália. Com o apoio do CSIRO e do Departamento de Indústria, Ciência e Recursos do governo australiano, o evento reúne CEOs de importantes empresas do setor, como Anglo American, BHP, Rio Tinto, Bechtel, Newmont, Newcrest, Thiess e Orica.
Além disso, pesquisadores de renomadas universidades e instituições, como o CSIRO e a Academia Chinesa de Engenharia, também estão presentes para compartilhar suas descobertas e perspectivas sobre mineração sustentável.
Representantes indígenas globais e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas também participam, promovendo o diálogo sobre o relacionamento da mineração com as comunidades das Primeiras Nações.
Um dos principais focos do congresso é explorar soluções inovadoras, como o uso de inteligência artificial, veículos elétricos e máquinas autônomas, para tornar as minas mais limpas, seguras e eficientes. A discussão também se estende a temas como a mineração com plantas, a exploração de minerais no espaço e a construção de infraestrutura sustentável no Sul Global.
Durante o evento, mais de 100 expositores apresentam as mais recentes tecnologias voltadas para uma mineração mais rápida, limpa e eficiente. Embora o congresso não seja transmitido ao vivo, algumas sessões estarão disponíveis para a mídia posteriormente.