sexta-feira, 1 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEventosBrasil e Canadá reforçam importância da mineração sustentável no aprofundamento das relações...

Brasil e Canadá reforçam importância da mineração sustentável no aprofundamento das relações bilaterais no setor

O relacionamento entre Brasil e Canadá no setor mineral reflete prioridades que compartilhamos em relação à proteção do meio ambiente e ao direito dos povos indígenas, e o Brasil desempenha um papel importante em termos de governança no mundo

- Publicidade -Google search engine

Toronto, 5 de Fevereiro de 2023 – “O relacionamento entre Brasil e Canadá no setor mineral reflete prioridades que compartilhamos em relação à proteção do meio ambiente e ao direito dos povos indígenas, e o Brasil desempenha um papel importante em termos de governança no mundo,” destacou Michael Grant, Assistant Deputy Minister na Global Affairs Canada. 

Grant fez a declaração durante o evento Brazil-Canada Mining Brunch, patrocinado pela Câmara de Comercio Brasil-Canada no Canadá (BCCC) em parceria com a Toronto Stock Exchange & TSX Venture Exchange, nesta segunda feira (5/03) na sede da Bolsa de Valores em Toronto.

Representando o governo do Canadá no evento, Grant disse que Brasil e Canadá são parceiros naturais em mineração e líderes no setor no mundo, e que essa parceria se insere nos objetivos estratégicos do Canadá na pesquisa sustentável de minerais críticos, reunidos em um documento lançado em dezembro.

“É encorajador ver o governo brasileiro priorizando os princípios do ESG, assim como a igualdade de gênero, direitos indígenas, e proteção ao meio ambiente.”

Grant citou como exemplo o projeto da mineradora canadense Sigma no Brasil para produzir lítio sem o represamento do rejeito (Tailings Storage Facility-free). “A Sigma será a primeira operadora no mundo a produzir lítio dessa forma,” comentou.

Grant acrescentou que existem muitas oportunidades para Brasil e Canadá trabalharem juntos na indústria e não somente na área de minerais críticos, mas por exemplo no fomento às boas práticas e no desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos sustentável de bens e serviços.

Falando em nome do governo brasileiro, a Cônsul Geral do Brasil em Toronto, Wanja Campos da Nóbrega, disse que o setor mineral brasileiro de fato tem um importante papel a desempenhar e é por isso que o país valoriza a sua participação no PDAC nas últimas décadas.

“A mineração é um setor chave na parceria Brasil-Canadá e está em constante desenvolvimento com investimentos recíprocos e crescentes.”

Wanja destacou que as companhias canadenses têm papel chave na exploração de minerais no Brasil, e respondem por exemplo por cerca de 7% da produção de ouro no país.

“O Brasil por sua vez investiu perto de 10 bilhões de dólares no setor no Canadá em 2021 e há espaço para mais”, afirmou, reiterando que o PDAC é importante no sentido de promover novas oportunidades e fortalecer parcerias existentes. 

“O Canadá pode contar com o apoio do governo brasileiro no desenvolvimento de atividades minerais responsáveis e sustentaveis,” enfatizou.

O Brazil-Canada Mining Brunch faz parte da série de eventos organizados pela BCCC durante a conferência anual da Associação de Prospectores e Desenvolvedores do Canadá (PDAC), que acontece no Metro Toronto Convention Center em Toronto entre os dias 5 a 8 março.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -