sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioProjetosAura Minerals inicia construção da mina de ouro no Rio Grande do...

Aura Minerals inicia construção da mina de ouro no Rio Grande do Norte

- Publicidade -

Nesta quarta-feira (31), a Aura Minerals anunciou o lançamento da pedra fundamental, momento que marca o início das obras da unidade Borborema, localizada no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Dessa forma, a empresa de mineração com foco em ouro confirma o seu compromisso de fortalecer a atuação no Brasil.

Conforme informou a Aura, em nota, sua atuação é pautada pelo crescimento responsável e sustentável. Por isso, a mineradora busca operar com os mais altos padrões ambientais e de segurança. Além disso, atua de maneira socialmente responsável em todos os projetos e operações nas Américas.

“Cada operação tem as suas particularidades e desafios. Em Borborema o abastecimento de água era a mais importante, pois é uma região que sofre com a constante falta de chuva. Por isso, investimos em pesquisas, preparamos nossos profissionais e colocamos em prática a Cultura Aura 360, priorizando o cuidado com as pessoas, as comunidades e o meio ambiente em nossas ações. Aqui, a operação será realizada reutilizando resíduos líquidos da cidade. Para complementar, a mina utilizará poços artesianos dentro do próprio terreno e captação da água da chuva”, disse Rodrigo Barbosa, CEO da Aura Minerals.

Projeto da Aura Minerals no Rio Grande do Norte

O executivo destaca, ainda, a percepção da mineradora acerca das transformações sociais que devem acontecer na região. Ele disse que a Aura sabe a importância da sua presença em Currais Novos e entende a expectativa da comunidade local, diante de um empreendimento tão grandioso.

“Durante a construção, serão cerca de 2900 empregos diretos e indiretos criados, mas a mudança que um empreendimento desse porte proporciona é muito maior. Além de movimentar a economia local, atrai investimentos e permite que as pessoas possam se desenvolver junto com o projeto. Atuamos em parceria com a sociedade e o governo para que essa seja uma das maiores regiões de ouro no Brasil”, reforça.

Segundo o executivo, a finalização das obras está prevista para o final de 2024. Rodrigo informou também que a expectativa é produzir 80 mil onças por ano e, em pouco tempo, estar entre as maiores minas de ouro do país.

A Aura disse, por fim, que já está começando a colher bons frutos da atuação na região, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com seus públicos de interesse. Na agenda de responsabilidade ambiental, por exemplo, o projeto de reposição florestal em Currais Novos já é considerado um case de sucesso pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado do Rio Grande do Norte (SEMARH-RN) no combate à desertificação da região.

A iniciativa tem garantido o desenvolvimento saudável da vegetação no local, com mais de oito mil mudas de árvores nativas plantadas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -