quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGArcelorMittal Realiza Teste de Caminhão 100% Elétrico para Transporte de Bobinas de...

ArcelorMittal Realiza Teste de Caminhão 100% Elétrico para Transporte de Bobinas de Aço

- Publicidade -

A ArcelorMittal, produtora de aço, conduziu com sucesso o teste de um caminhão elétrico para o transporte de bobinas em rotas de curta e média distância. A unidade Vega da ArcelorMittal, localizada em São Francisco do Sul (SC), foi responsável por realizar o teste, que abrangeu um percurso de 488 quilômetros, incluindo trechos de serra.

Dividido em três rotas de entrega, o teste contemplou destinos em Santa Catarina, como Araquari (Sampaio Distribuidora) e São Bento do Sul (Tuper), além de uma rota para o Paraná, em Araucária, na ArcelorMittal Gonvarri. A adoção do caminhão elétrico resultou na redução da emissão de 1,5 tonelada de CO2, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

O teste foi realizado com o apoio do Programa Logística Verde Brasil (PLVB), do Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável (IBTS). A ArcelorMittal, que se tornou a primeira produtora de aço a participar do PLVB em 2023, recebeu reconhecimento pelo compromisso com a sustentabilidade em suas operações.

Eduardo Raya, Diretor de Planejamento e Logística da ArcelorMittal, enfatizou que essa iniciativa faz parte da estratégia de descarbonização da empresa, que já adota práticas sustentáveis de transporte. Ele ressaltou o propósito da empresa em produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta.

Marcelo Campos, Gerente de Logística da ArcelorMittal em São Francisco do Sul, destacou que o caminhão elétrico demonstrou desempenho equivalente aos veículos a diesel em termos de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação. Ele enfatizou o compromisso da empresa em tornar o transporte de cargas mais sustentável e limpo por meio da energia elétrica.

O caminhão utilizado no teste foi um veículo a diesel convertido para elétrico, adaptado para atender às necessidades da operação. De acordo com Campos, o próximo passo é avaliar alternativas e rotas em colaboração com as transportadoras parceiras, visando à substituição gradual dos veículos a diesel por elétricos, como parte do esforço contínuo da empresa para a descarbonização de suas operações.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -