sexta-feira, 1 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGArcelorMittal de João Monlevade/MG obtém certificação ResponsibleSteelTM

ArcelorMittal de João Monlevade/MG obtém certificação ResponsibleSteelTM

- Publicidade -Google search engine

A ArcelorMittal informou que sua unidade localizada em João Monlevade (MG) recebeu um reconhecimento internacional na área de sustentabilidade. A planta industrial, com mais de 87 anos de atividades, teve suas operações certificadas de acordo com padrão ResponsibleSteelTM, uma iniciativa global de normalização e certificação que trabalha para maximizar a produção sustentável de aço.   

Conforme destacou a ArcelorMittal, a certificação foi alcançada após a unidade ter passado por um rigoroso processo de auditoria conduzido pela DNV (Det Norske Veritas) durante um ano. A avaliação incluiu, por exemplo, o levantamento de informações detalhadas sobre as práticas sustentáveis desenvolvidas pela planta industrial, trabalho de campo para compilação de indicadores e entrevistas com os stakeholders e lideranças da empresa. 

Segundo Fabiano Castelli, diretor de operações da unidade de Monlevade da ArcelorMittal, esta conquista demonstra que o aço foi produzido de maneira responsável em todas as etapas na unidade de Monlevade – desde o recebimento da matéria-prima até a entrega de soluções para o mercado.

“Além disso, reforça o fato de que a ArcelorMittal tem as melhores práticas de sustentabilidade no mundo”, disse.

De acordo com a ArcelorMittal, os auditores da DNV Brasil visitaram todas as instalações da Unidade de Monlevade para avaliar as operações e processos segundo os princípios do ResponsibleSteelTM. Eles também interagiram com os empregados, terceiros, representantes da Câmara Municipal e de projetos sociais, líderes da comunidade, entre outros.

“A certificação ResponsibleSteelTM é uma das mais complexas a serem conquistadas. Ela avalia os padrões de Governança, Social e Ambiental, desde os processos de descarbonização até o respeito aos direitos humanos, comunidades locais e empregados; desde a segurança dos empregados e processos até o uso responsável de recursos naturais”, explica Cristeli. 

O executivo observou ainda que a DNV elogiou algumas práticas da usina de Monlevade como, por exemplo, a taxa de recirculação de água, que é de 98,77%, e os treinamentos nas políticas de conduta e anticorrupção para fornecedores.

“O combate ao trabalho infantil, a formação de equipe de voluntários e apoio a projetos sociais na região, como o Acordes, de ensino de música erudita para crianças e jovens, são outras ações que receberam boas notas no relatório”, conta.

Ainda segundo Cristeli, as metas da empresa de contar com 25% de mulheres em cargos de liderança até 2030 e de neutralidade em carbono até 2050 também ganharam atenção dos auditores.

Para Annie Heaton, CEO do ResponsibleSteelTM, a certificação reflete a dedicação e o trabalho da unidade de Monlevade da ArcelorMittal para garantir que estejam atendendo aos mais altos padrões de produção responsável de aço.

“Tiveram também muito cuidado em atender as necessidades dos empregados e da comunidade local e de implementar práticas que protejam o ambiente natural ao seu redor”. 

O relatório da equipe de auditoria teve a revisão de um painel independente antes de ser emitido. O certificado da unidade de Monlevade tem validade de três anos e é o segundo obtido por uma operação da companhia no Brasil. A unidade de Tubarão foi certificada em março de 2022. A meta da ArcelorMittal é certificar todas as usinas no Brasil até dezembro de 2023.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -