A Alcoa marca presença na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023), tradicional evento de mineração realizado anualmente no Brasil e um dos mais relevantes da América Latina. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o seminário acontece de 28 a 31 de agosto no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém (PA).
Considerado uma vitrine para a geração de novos negócios, o congresso debate cenários e revela as principais tendências do segmento. Iniciativas relacionadas à ESG, transição energética, descarbonização, economia circular e inovação serão apresentadas nos principais painéis pelo Presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira, e outros executivos da empresa – Alfredo Duarte, diretor de Energia; Hélio Lazarim, diretor de Operações de Juruti (PA) e Lívia Mello, gerente de Reuso de Resíduo de Bauxita.
“Queremos compartilhar a nossa estratégia ESG e mostrar como aplicamos na prática um modelo de mineração com sustentabilidade, que equilibra a produção de alumínio com a preservação do meio ambiente e o respeito às comunidades onde atuamos”, afirma Carvalheira, que participa ainda da solenidade de abertura, no dia 28 de agosto. “Estamos investindo em projetos inovadores para reinventar a indústria do alumínio para um futuro cada vez mais sustentável”.
A Alcoa também mediará rodas de conversas sobre diversidade, com foco em inclusão para pessoas com deficiência e outros grupos sub-representados. Em paralelo, os visitantes poderão conhecer projetos e novidades das três unidades operacionais da companhia (Poços de Caldas – MG, Alumar – MA e Juruti – PA) no seu estande institucional dentro da exposição.
Conferência Internacional da Amazônia e Novas Economias
Em paralelo à Exposibram, a Alcoa também estará na Conferência Internacional da Amazônia e Novas Economias, que vai acontecer entre 30 de agosto e 1º de setembro, em Belém (PA). Organizado pelo Ibram em parceria com o Governo do Pará, o evento tem como objetivo debater o futuro da Amazônia por meio da conservação da biodiversidade, do controle do desmatamento e da criação de alternativas econômicas para os moradores.
Thaíza Bissacot, diretora regional de Meio Ambiente, participa do painel “Transição climática, minerais estratégicos e Amazônia”, sobre como o novo ciclo de expansão da mineração pode viabilizar uma transição para uma economia de baixo carbono e se conectar com o fortalecimento de novas economias. O evento será restrito para convidados. Confira agora os painéis com a participação da Alcoa na Exposibram e na Conferência:
29/8
Rejeitos da indústria minero-metalúrgica: novas aplicações/inovações para tratamento e disposição – Lívia Mello (gerente de Reuso de Resíduo de Bauxita) | 10h – Sala Pará
Energia Renovável e Mudanças Climáticas – Alfredo Duarte (diretor de Energia) | 14h – Palco 1
Contratos Visuais: Experiências com a Gestão Inclusiva para PCDs – Mediação com Fábio Costa (analista de Relações Comunitárias e Comunicação Externa) | 16h30 – Palco 2
Roda de Conversa sobre Diversidade e Inclusão: conheça as redes de apoio da Alcoa – Mediação com Nathalia Amâncio (analista de Endomarketing) | 19h – local a definir
30/8
Agenda ESG para a Mineração – Hélio Lazarim (diretor de Operações de Juruti) | 9h – Palco 2
Inovação para Sustentabilidade Social (Mining Hub) – Otávio Carvalheira (presidente) | 9h – Palco 5
31/8
Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
Transição climática, minerais estratégicos e Amazônia – Thaíza Bissacot (diretora regional de Meio Ambiente) | 11h30 – restrito para convidados