domingo, 25 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioArtigos200 municípios disputam prêmio de melhor uso de recursos da mineração no...

200 municípios disputam prêmio de melhor uso de recursos da mineração no Brasil

- Publicidade -Google search engine

O Prêmio Municípios Mineradores é uma premiação idealizada pelo Ministério de Minas e Energia e realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração e pela Agenda Pública. O objetivo é reconhecer o bom desempenho da gestão nos municípios que utilizam recursos da mineração.

Ao todo, 200 municípios em 24 estados disputam o prêmio. São oito categorias: saúde, educação, proteção social, infraestrutura, meio ambiente, gestão, finanças públicas e desenvolvimento econômico. Além disso, haverá destaques regionais para cada região do país.

A premiação não prevê inscrições e a classificação será dada a partir da análise de dados, em que serão selecionadas 24 práticas finalistas. Desse total, oito serão escolhidas pela Comissão de Seleção, que tem especialistas em diversas áreas.

Uso dos recursos de mineração

Entre os dados analisados, estão os da cobertura do serviço de saúde de atenção básica; a cobertura vacinal da população; gastos per capita em saúde e educação; mortalidade infantil; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; entre outros.

A premiação visa destacar as boas práticas na entrega de serviços públicos à população, resultado de uma boa governança pública, bem como estimular cada vez mais as boas práticas de governança.

De acordo com Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, a mineração industrial e sustentável desponta como ponto de atração de investimentos para movimentar a economia e dinamizar o crescimento de estados e municípios. Além disso, promove meios para a condução de políticas públicas de desenvolvimento e incentivando a implementação de programas de diversificação econômica. Isso inclui, po exemplo, ferramenta de apoio para o durante e o pós-mineração.

O Ministério de Minas e Energia vai divulgar a lista dos municípios ganhadores em cada um dos critérios da premiação em 31 de maio em Brasília.

Em 2022, foram premiados os municípios de Canaã dos Carajás/PA (Saúde e Infraestrutura), Alto Horizonte/GO (Educação), São Gonçalo do Rio Abaixo/MG (Proteção Social e Meio Ambiente), Itabira/MG (Gestão), Ouvidor/GO (Finanças Públicas) e Catas Altas/MG (Desenvolvimento Econômico). 

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -