Publicidadespot_img
InícioESGVale inicia viagem de teste com biocombustível em navio mineraleiro em parceria...

Vale inicia viagem de teste com biocombustível em navio mineraleiro em parceria com Oldendorff Carriers

A Vale, em colaboração com a Oldendorff Carriers, deu início à sua primeira viagem de teste utilizando biocombustível em um navio mineraleiro. A experiência está sendo conduzida em um navio do tipo Newcastlemax, a serviço da Vale, que partiu do Rio de Janeiro com destino à Ásia transportando uma carga completa de minério de ferro.

O navio Hinrich Oldendorff, com capacidade para 209 mil toneladas e construído em 2016, foi abastecido com biocombustível em Cingapura durante a viagem de lastro para o Brasil, iniciada em 16 de outubro. Nesta quarta-feira, o carregamento de minério de ferro da Vale ocorreu no Terminal da Ilha de Guaíba (TIG), em Mangaratiba (RJ), e o biocombustível será utilizado no trecho carregado, do Brasil para a Ásia.

A composição do biocombustível B24 inclui óleo combustível e biodiesel produzido a partir de resíduos de óleo vegetal de cozinha (286 toneladas), representando aproximadamente 24% da mistura.

Navio mineraleiro

O produto está em conformidade com a Diretiva para Energias Renováveis da União Europeia (EU RED) e é certificado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC). A expectativa é uma economia de cerca de 18% nas emissões de carbono equivalente (CO₂eq) ao longo do ciclo de vida do combustível, contribuindo para a redução das emissões de Escopo 3 da Vale.

A iniciativa faz parte do programa Ecoshipping, um projeto de P&D desenvolvido pela área de navegação da Vale para diminuir as emissões de gases de efeito estufa no transporte marítimo, em conformidade com as metas estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO). O programa visa testar e desenvolver soluções de combustíveis alternativos, liderando tecnologias de eficiência energética.

Michelle Gonzalez, Gerente Geral de Afretamento, Contratos de Longo Prazo e Operações da Vale, expressou sua satisfação com a colaboração, destacando que “colaborações e parcerias genuínas serão a chave do sucesso”.

A Oldendorff Carriers, que já realizou testes de biocombustível em embarcações menores, celebra a escolha da Vale para essa viagem inovadora, e o CEO Patrick Hutchins expressa o desejo de explorar mais oportunidades para avançar nas metas de sustentabilidade nos setores de transporte marítimo e mineração.

- Publicidade -
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -