sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioFiscalização/SegurançaVale inicia descomissionamento da 13ª barragem de rejeitos

Vale inicia descomissionamento da 13ª barragem de rejeitos

- Publicidade -

A Vale deu início às obras no Dique 2 do Sistema Pontal, em Itabira (MG), como parte do compromisso de eliminar as 30 barragens construídas pelo método de alteamento a montante no Brasil.

Essa técnica foi utilizada na estrutura que se rompeu em Brumadinho (MG). De acordo com a Vale, esta é a 13ª barragem a ser descaracterizada pela empresa desde 2019. Além disso, será a sexta só em Itabira.

O dique, que está em nível de emergência 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), será descaracterizado ainda este ano.

A obra teve a conclusão antecipada devido aos avanços no desenvolvimento da engenharia dos projetos e das obras preparatórias. A estrutura não recebe rejeitos desde 2019 e é uma das 18 estruturas da Vale que ainda passarão pelo processo de descaracterização, em atendimento às legislações federal e estadual vigentes sobre segurança de barragens.

O Dique 2 recebeu obras de reforço para aumentar a estabilidade, assim como todas as estruturas geotécnicas da empresa, que são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da Vale e passam por inspeções rotineiras de equipes internas e externas.

As obras são realizadas em área interna da empresa e todo o transporte de materiais e equipamentos é feito por meio de acessos internos, sem impactos nas vias locais. A Vale estima gerar cerca de 200 empregos, entre diretos e terceirizados, com priorização para a contratação de mão de obra no próprio município de Itabira (MG) e região, durante o pico do trabalho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -