Publicidadespot_img
InícioEconomiaNegóciosVale e Hydnum Steel firmam acordo para produção de aço sustentável

Vale e Hydnum Steel firmam acordo para produção de aço sustentável

A Vale e a Hydnum Steel anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de desenvolver soluções de baixo carbono para a produção de aço.

O acordo inclui a avaliação conjunta para a possível construção de uma planta de briquetes de minério de ferro no principal projeto da Hydnum Steel para aço verde em Puertollano, Espanha.

A planta está prevista para começar a produzir 1,5 milhões de toneladas de aço laminado até 2026, com capacidade anual projetada de 2,6 milhões de toneladas a partir de 2030.

Rogério Nogueira, diretor de Desenvolvimento de Produtos e Negócios da Vale, expressou a importância desse passo, afirmando que se trata de um avanço significativo em direção à meta da Vale de reduzir suas emissões de escopo 3 em 15% até 2035. Ele destacou que a combinação do briquete de baixo carbono da Vale com o aço verde da Hydnum apoiará o objetivo de atingir zero emissões no processo siderúrgico.

Acordo entre Vale e Hydnum Steel

Fernando Pessanha, diretor de Estratégia da Hydnum Steel, enfatizou a relevância da parceria com a Vale, ressaltando que compartilham valores voltados para a construção de uma indústria comprometida com o meio ambiente e livre de emissões. Ele destacou que a Hydnum Steel está contribuindo para uma transformação tecnológica na indústria siderúrgica global, mostrando que a produção de aço verde de alta qualidade é competitiva e benéfica para o futuro do planeta.

A Hydnum Steel será equipada com tecnologia de ponta, projetada para substituir o uso de combustíveis fósseis por hidrogênio verde, o que contribuirá significativamente para a descarbonização do setor siderúrgico. O MoU reforça a confiança da Vale no potencial do hidrogênio para impulsionar a descarbonização da siderurgia e reflete o compromisso dos clientes da Vale em adotar soluções inovadoras para reduzir as emissões de carbono.

A Vale já firmou acordos com mais de 50 clientes para estudar soluções de descarbonização, abrangendo cerca de 35% de suas emissões de escopo 3. Algumas dessas soluções envolvem a construção de plantas de briquetes próximas às instalações dos clientes. O briquete, desenvolvido pela Vale em seu centro tecnológico em Minas Gerais, é produzido a partir da aglomeração de minério de ferro de alta qualidade, conferindo-lhe alta resistência mecânica e podendo ser utilizado como fonte metálica na rota de redução direta, contribuindo para a produção de aço verde.

A Vale, comprometida com metas ambiciosas de redução de emissões, busca liderar o caminho para a mineração sustentável, visando reduzir suas emissões absolutas de escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050, em conformidade com o Acordo de Paris.

- Publicidade -
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -