segunda-feira, 26 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGVale atinge capacidade máxima no Projeto Sol do Cerrado, um dos maiores...

Vale atinge capacidade máxima no Projeto Sol do Cerrado, um dos maiores parques de energia solar da América Latina

- Publicidade -Google search engine

A Vale anunciou hoje que alcançou a capacidade instalada total do Projeto Sol do Cerrado, localizado em Jaíba, região norte de Minas Gerais. Com a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para operação comercial da última usina fotovoltaica do empreendimento, o complexo solar conta agora com um total de 17 usinas em pleno funcionamento.

Considerado um dos maiores parques de energia solar da América Latina, o Sol do Cerrado tem uma potência instalada de 766 Megawatts-pico, o suficiente para suprir o consumo de uma cidade com 800 mil habitantes. Com todas as usinas operando em plena capacidade, o parque solar será responsável por suprir 16% de toda a energia consumida pela Vale no Brasil.

Projeto Sol do Cerrado

O investimento total no empreendimento foi de aproximadamente R$ 3 bilhões (US$ 590 milhões). Além de contribuir para o abastecimento energético, o Sol do Cerrado é um passo importante para que a Vale alcance suas metas climáticas, visando reduzir as emissões líquidas de carbono em 33% até 2030 e zerá-las até 2050 (escopos 1 e 2).

A energia gerada pelo parque solar permitirá uma redução de 134 mil toneladas de CO2e/ano, equivalente à emissão de cerca de 100 mil carros compactos. A empresa também tem como objetivo alcançar 100% do consumo de energia renovável no Brasil até 2025 e, globalmente, até 2030.

O Projeto Sol do Cerrado iniciou suas operações em novembro do ano passado, com a energização de quatro das 17 usinas fotovoltaicas. Desde então, a Vale foi gradualmente ampliando a operação, com base nas autorizações da Aneel.

O empreendimento conta ainda com uma linha de transmissão de 15 quilômetros de extensão, interligando as subestações Coletora Sol do Cerrado e Jaíba, responsáveis por distribuir a energia para o Sistema Interligado Nacional. Com essa conquista, a Vale dá um importante passo em direção à sustentabilidade e à redução de impactos ambientais.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -