segunda-feira, 26 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaStartup apoiada por Bill Gates descobre maior depósito de cobre da história...

Startup apoiada por Bill Gates descobre maior depósito de cobre da história da Zâmbia

- Publicidade -Google search engine

Um marco histórico na mineração da Zâmbia foi anunciado recentemente com a descoberta dos maiores depósitos de cobre já registrados no país.

De acordo com o anúncio oficial do Governo, este desenvolvimento promete contribuições significativas para a economia zambiana e o bem-estar de seu povo.

Os promotores do projeto, a KoBold Metals da Califórnia, apoiada pelos bilionários Bill Gates e Jeff Bezos, estão em parceria com o governo zambiano por meio da ZCCM-IH e planejam listar ações publicamente nos próximos três a quatro anos.

O anúncio foi feito por Josh Goldman, cofundador da KoBold Metals, durante a conferência de mineração em andamento em Indaba, na Cidade do Cabo. Ele revelou que o projeto de mineração de US$ 2 bilhões será construído no projeto Mingomba de forma mais rápida do que inicialmente previsto, visando atender à crescente demanda por metais críticos. Mfekyi Makayi, CEO da KoBold Metals Africa, acrescentou que o projeto pode começar a operar já em 2027.

Depósito de Cobre na Zâmbia

O Ministro das Finanças e do Planeamento Nacional da Zâmbia, Situmbeko Musokotwane, está presente na conferência em representação do Presidente Hakainde Hichilema, acompanhado pelo Ministro de Minas e Desenvolvimento Mineral, Paul Kabuswe.

Os Estados Unidos e outros países desenvolvidos estão buscando fontes alternativas de cobre, cobalto, lítio e níquel como parte da transição global para energia limpa e baterias elétricas, todos presentes na Zâmbia.

A qualidade do minério em Mingomba é destacada, competindo favoravelmente com depósitos como o de Kakula da Ivanhoe Mines, na República Democrática do Congo.

O presidente Hichilema destacou anteriormente a descoberta de grandes depósitos de lítio na Província do Sul e enfatizou a importância de garantir que o processo de adição de valor ocorra no país. Ele também mencionou a utilização de Inteligência Artificial nas operações de mineração, aparentemente referindo-se à KoBold Minerals, que emprega essa tecnologia em suas atividades exploratórias em Mingomba.

Com a entrada em operação da KoBold Metals, as metas do governo zambiano de aumentar a produção de cobre para 3 milhões de toneladas métricas em dez anos parecem cada vez mais alcançáveis. Espera-se que o aumento das exportações e receitas minerais estabilize a taxa de câmbio do país e estimule o crescimento econômico em diversos setores.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -