Publicidadespot_img
InícioSem categoriaRefinaria Hydro Alunorte investe em frota sustentável com aquisição de carros elétricos

Refinaria Hydro Alunorte investe em frota sustentável com aquisição de carros elétricos

A Refinaria Hydro Alunorte informou que vai incorporar 10 carros elétricos à sua frota, como parte de uma estratégia abrangente de descarbonização. O empreendimento busca posicionar-se como uma das refinarias com menor emissão de carbono do mundo até 2025, consolidando seu status atual como uma das mais eficientes em consumo de energia, situando-se entre as 25% mais eficientes em emissões globais.

A substituição de 10 veículos movidos a combustíveis fósseis por carros elétricos representa uma redução significativa de 119.658 toneladas de CO² anualmente. Essa mudança equivale ao plantio de 1.660 árvores em cinco anos, contribuindo significativamente para a redução da pegada de carbono da Alunorte”, destaca Klebio Coelho, gerente de Planejamento e Gestão de Contratos da refinaria.

Os veículos elétricos já estão operacionais, sendo utilizados para transporte interno na refinaria, deslocamento até o porto de Vila do Conde, próximo às instalações da empresa, e para a Vila dos Cabanos, onde residem os funcionários da refinaria. Com uma autonomia de 298 km, os carros podem ser recarregados nos postos de abastecimento instalados na Hydro Alunorte.

Além dos benefícios ambientais, os carros elétricos proporcionam uma experiência aprimorada, caracterizada por menos ruído, torque instantâneo e excelente desempenho, como destaca Allain Marczewski, supervisor e fiscal de Contratos da refinaria. Além disso, esses veículos não consomem energia quando estão parados no trânsito, não possuem câmbio e oferecem maior regeneração de energia.

Essa iniciativa da Hydro Alunorte segue uma tendência nacional de expansão do mercado de veículos elétricos, que registrou um aumento de 83% em pouco mais de um ano, conforme dados divulgados pela Neocharge. Pesquisas do Conselho Internacional de Transporte Limpo indicam que os carros elétricos emitem entre 60% e 80% menos carbono do que os veículos comuns com motores a combustão durante toda sua vida útil.

“A busca por alternativas sustentáveis não se limita aos veículos; os fornecedores estão seguindo o exemplo, explorando maneiras de reduzir as emissões de carbono, como a eletrificação dos aparelhos de ar-condicionado nos ônibus de transporte dos funcionários. À medida que avançamos nos testes, o objetivo é encontrar mais maneiras de substituir nossa frota e continuar reduzindo nossa pegada de carbono”, conclui Luzineth Leal, gerente de Contratos, Logística e Almoxarifado da Hydro Alunorte.

- Publicidade -
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -