Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
O preço do lítio na China saltou nesta segunda-feira (17) após Li Liangbin, presidente da Ganfeng Lithium Group Co, uma das principais produtoras do país, prever um aumento na demanda de 30% a 40% pelo metal usado em baterias em 2026.
O contrato de carbonato de lítio mais negociado na Bolsa de Futuros de Guangzhou subiu 9%, atingindo o limite superior de 95.200 yuans por tonelada métrica (cerca de US$ 13.401,28), o maior valor desde junho de 2024.
Esse pico ocorreu após o portal de notícias Cailian divulgar declarações feitas por Li Liangbin, presidente da Ganfeng, durante uma conferência. Ele afirmou que o crescimento da demanda pode levar o preço do carbonato de lítio a ultrapassar 150.000 yuans por tonelada, podendo até alcançar 200.000 yuans.
Os preços do carbonato de lítio vêm subindo recentemente na China, com uma valorização superior a 17% apenas neste mês, impulsionados pelas expectativas de forte demanda no setor de armazenamento de energia.
Além disso, preocupações com a oferta também estão influenciando a alta, devido ao atraso na reabertura da principal mina de lítio da CATL, a Jianxiawo, localizada na cidade de Yichun, província de Jiangxi. A Reuters informou anteriormente que, em novembro, a CATL continuava a recorrer a fornecedores externos de minério de lítio para produzir carbonato de lítio, já que a mina permanecia fechada.
No mercado de ações, os papéis da Ganfeng Lithium subiram 7,48%, os da Chengxin Lithium avançaram 10,01% e os da Tianqi Lithium tiveram alta de 9,87%.














