sábado, 2 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaNoruega avança com mineração em águas profundas visando quebrar domínio de China...

Noruega avança com mineração em águas profundas visando quebrar domínio de China e Rússia

- Publicidade -Google search engine

A Noruega anunciou sua decisão controversa de aprovar a mineração em águas profundas, um passo necessário que poderia ajudar a quebrar o domínio de terras raras da China e Rússia.

O parlamento norueguês votou, com apoio de vários partidos, 80-20 para aprovar uma proposta do governo para abrir uma vasta área oceânica para mineração em grande escala.

O país do norte da Europa torna-se assim o primeiro no mundo a avançar com a extração de minerais do leito marinho.

O governo da Noruega afirmou que a prática poderia ajudar na transição global para longe dos combustíveis fósseis, acrescentando que cada país deveria explorar maneiras de coletar metais e minerais de forma sustentável.

Mineração no mar

Os cientistas, no entanto, alertaram que os impactos ambientais completos da mineração em águas profundas são difíceis de prever, enquanto grupos ambientais criticaram a aprovação do que chamam de processo “extremamente destrutivo”.

Essenciais como cobalto, níquel, cobre e manganês podem ser encontrados em nódulos do tamanho de batatas no fundo do mar. A demanda está crescendo rapidamente, com o aumento da transição para energia limpa.

A decisão do parlamento norueguês abre caminho para empresas se candidatarem a minerar em suas águas nacionais perto do arquipélago de Svalbard.

Apesar das críticas, a Noruega defende que precisa coletar mais informações antes de decidir sobre a extração desses minerais, enquanto reconhece a necessidade de uma abordagem sustentável.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -