quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioFiscalização/SegurançaNível de emergência da barragem B3/B4 da Vale é reduzido de 2...

Nível de emergência da barragem B3/B4 da Vale é reduzido de 2 para 1

- Publicidade -

A Agência Nacional de Mineração (ANM) reduziu o nível de emergência da barragem B3/B4 da Vale, situada na Mina Mar Azul, Nova Lima (MG), de 2 para 1 na segunda-feira (9/10). O avanço na descaracterização da barragem, com a remoção de aproximadamente 85% de seu conteúdo, melhorou sua estabilidade, possibilitando a redução do nível de emergência, de acordo com as regulamentações vigentes.

Apesar das condições de estabilidade aprimoradas, em conformidade com as autoridades de Defesa Civil municipal e estadual e as diretrizes da ANM, a Zona de Autossalvamento (ZAS) da estrutura, agora em nível 1 de emergência, continuará evacuada como medida preventiva de segurança. Assim, as famílias não retornarão e os acessos não serão liberados no momento.

A Vale realiza o trabalho de remoção de rejeitos da B3/B4 por meio de equipamentos operados remotamente, mantendo os operadores fora da área de risco, a cerca de 15 quilômetros da barragem. A previsão é concluir a descaracterização da estrutura até 2025.

A redução do nível de emergência da B3/B4 foi comunicada de acordo com as diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da estrutura e na legislação vigente.

A barragem B3/B4 é uma das 18 barragens a montante que a Vale planeja eliminar, com 12 delas já removidas desde 2019, abrangendo nove em Minas Gerais e três no Pará, representando 40% do total. A empresa pretende concluir a eliminação da 13ª estrutura ainda este mês.

A eliminação das barragens construídas a montante no Brasil é um compromisso da Vale em conformidade com as legislações federal e estadual sobre a segurança de barragens.

Todas as ações realizadas nessas estruturas estão sujeitas a avaliações e monitoramento por assessores técnicos independentes, como parte dos Termos de Compromisso estabelecidos com autoridades estaduais e federais e órgãos ambientais de Minas Gerais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -