quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGNexa busca soluções para aumentar o tratamento de efluentes e recirculação de...

Nexa busca soluções para aumentar o tratamento de efluentes e recirculação de água em Três Marias

Mining Lab Beginnings, programa de aceleração da Nexa, está com inscrições abertas até 7 de maio

- Publicidade -Google search engine

Com o compromisso de priorizar a gestão responsável e reduzir o consumo de água até 2030, a Nexa, em parceria com o Centro de Escalonamento de Tecnologias e Modelagem de Negócios (Escalab), está promovendo, por meio da Plataforma Mining Lab, a 3ª edição do Mining Lab Beginnings. Neste ano, o programa busca por soluções focadas no tratamento de efluentes e recirculação de água. As inscrições estão abertas até 7 de maio no site.

Podem se inscrever pesquisadores, universidades, startups e empresas que atuam com o tratamento de efluentes. As soluções propostas devem reduzir os teores de cálcio, magnésio e sulfato permitindo assim a recirculação da água ou redução na quantidade de sulfato ao final do processo operacional, além de contemplar a disposição correta dos resíduos sólidos e seus possíveis destinos.

Segundo o Saulo Rezende, engenheiro de inovação da Nexa, o Mining Lab Beginnings tem a missão de identificar propostas que possam contribuir de maneira eficiente nas operações. “O programa busca soluções que são transformadoras e capazes de serem aplicadas para termos uma mineração mais sustentável. Além disso, traz fomento financeiro à pesquisa, a possibilidade do escalonamento do projeto, a geração de patentes e publicações e, por fim, um possível contrato com a Nexa para aplicação da inovação desenvolvida.”, afirma.

Após o período de inscrições, os participantes do Mining Lab Beginnings serão entrevistados pela equipe de Inovação da Nexa. Os selecionados vão desenvolver suas pesquisas e colocá-las em prática. Na última etapa do programa, será elaborado um estudo de viabilidade técnica e econômica. O DemoDay marca o encerramento desta fase de aceleração onde serão exibidos os resultados alcançados.

Em 2021, o Mining Lab Beginnings selecionou três tecnologias que tem a capacidade de reduzir a quantidade de resíduos de jarosita gerados, além de contribuir no desenvolvimento de um coproduto. Além disso, a Nexa conquistou uma parceria individual para cada projeto e fomentando ainda mais os resultados destas novas soluções.

Para mais informações sobre o Beginnings, basta encaminhar um e-mail para:mininglab@nexaresources.com

Sobre a Nexa

A Nexa Recursos Minerais é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse o site da Nexa.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -