Publicidadespot_img
InícioMulheres na MineraçãoMulheres de Barcarena recebem capacitação para o mercado de trabalho

Mulheres de Barcarena recebem capacitação para o mercado de trabalho

Um programa móvel em Barcarena, no Pará, está proporcionando chances para diversas mulheres ingressarem no mercado de trabalho e alcançarem independência financeira, por meio de cursos oferecidos pelo Labtruck.

O projeto Mulheres do Nosso Bairro, apoiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), em parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e Aliança Bioversity & CIAT, e executado pela Talento RH, já formou mais de 150 mulheres desde março passado, com uma nova turma prevista para iniciar em março de 2024.

“O FSH teve a sensibilidade de perceber a importância deste projeto para fornecer informações e conhecimentos às mulheres. O objetivo principal é integrar essas mulheres ao empreendedorismo local, contribuindo para sua participação na renda familiar e promovendo sua independência e valorização”, destaca Milene Maués, gerente de parcerias do FSH.

Essa iniciativa tem permitido que as mulheres explorem as oportunidades do mundo digital através do acesso à internet e outras ferramentas, além de receberem capacitação em inovação.

“O projeto surgiu da observação da necessidade de as mulheres estarem preparadas para atuar em várias áreas. Após conversas com diferentes grupos sociais, o FSH identificou essa demanda. A receptividade foi imensa e superou nossas expectativas. Registramos grandes conquistas, como contratações, melhorias no ambiente de trabalho, avanços na educação e na vida familiar. Elas perceberam o quanto a informação e o conhecimento são cruciais em todos os aspectos da vida”, destaca Daiane Costa, diretora do projeto.

A iniciativa desenvolve habilidades que facilitam a conquista de empregos desejados. Uma participante do projeto, Mayara Barbosa, conseguiu ingressar no programa Jovem Talento da Hydro Alunorte.

“O curso abriu portas para um novo mundo para nós, mulheres com histórias de vida distintas, mas com um objetivo comum de desenvolvimento. As habilidades que adquiri me ajudaram a conseguir um emprego como aprendiz e a sonhar com um futuro repleto de realizações”, relata a aluna.

Claudine Menezes, uma das alunas destacadas na formação, compartilha sua experiência. “Foi uma transformação incrível na minha vida e na da minha família. O curso de oratória me ajudou a superar a timidez e a me comunicar melhor, o que contribuiu para eu conseguir o emprego que tenho hoje”, afirma.

Para este ano, além da turma planejada para Vlia do Conde, em Barcarena, o projeto também estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Barcarena, que cedeu o espaço da Quadra Poliesportiva Antônio Dias dos Anjos para sediar o LabTruck, onde serão ministradas aulas itinerantes de informática.

- Publicidade -
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -