quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioGeologiaPesquisaMineradora encontra ‘maior jazida de terras raras’ da Europa

Mineradora encontra ‘maior jazida de terras raras’ da Europa

- Publicidade -

O grupo de mineração LKAB, com sede na Suécia, informou que descobriu no extremo norte do país a “maior” jazida de terras raras conhecida até agora na Europa. De acordo com o CEO da empresa, Jan Moström, a jazida pode conter mais de um milhão de toneladas de metais.

O executivo disse ainda que a jazida contém minerais que são considerados estratégicos para a transição energética:

“Esta é a maior jazida conhecida de elementos de terras raras em nossa parte do mundo e pode se tornar um importante elemento básico para a produção de matérias-primas críticas absolutamente cruciais para a transição verde”, disse Moström. “Estamos enfrentando um problema de abastecimento. Sem minas, não pode haver veículos elétricos”, continuou.

A LKAB estima que a jazida de Kiruna contenha mais de “um milhão de toneladas de óxidos de terras raras”. Mas ainda estão pendentes análises mais minuciosas sobre o conteúdo. Além disso, segundo a LKAB, ainda há “um longo caminho” a percorrer até que a jazida possa ser explorada.

“Prevemos que levará vários anos para estudar a jazida e as condições para uma exploração lucrativa e duradoura”, disse Moström.

Sobre a data prevista para o início dos trabalhos no local, Moström disse que dependerá da rapidez na obtenção das licenças de exploração, que pode levar até 15 anos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -