quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioMulheres na MineraçãoKomatsu e Anglo American entregam trator montado por time 100% feminino

Komatsu e Anglo American entregam trator montado por time 100% feminino

- Publicidade -

No início de fevereiro, a coordenadora de Montagem da Divisão de Equipamentos de Mineração da Komatsu, Iany Araújo Pimentel, iniciou um projeto especial em parceria com a Anglo American. O projeto envolveu a montagem de um trator por uma equipe composta exclusivamente por mulheres, com o objetivo de incentivar a participação feminina na mineração e promover a equidade de gênero nas empresas.

O projeto, idealizado em conjunto com colegas da Komatsu no Peru, foi estruturado e aprovado em apenas uma semana, envolvendo 15 mulheres de diversas áreas da Komatsu em Minas Gerais e Pará. Essas profissionais, que já atuavam em atividades de manutenção na Komatsu, foram selecionadas com base em requisitos específicos e experiências adequadas para as atividades de montagem.

A equipe formada, composta por mulheres experientes nos processos de manutenção da Komatsu, enfrentou o desafio da montagem do trator de esteira Komatsu D475A-8R, de 110 toneladas. A iniciativa buscou quebrar vieses inconscientes relacionados ao gênero, oferecendo uma oportunidade única para as participantes.

O projeto foi entregue oficialmente no Dia Internacional das Mulheres (8 de março), e o trator de 110 toneladas já está em operação na mina de Minas-Rio, da Anglo American. A presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, destacou o compromisso da empresa com a equidade de gêneros, apoiando iniciativas que promovem a diversidade no setor.

Noventa por cento das mulheres envolvidas no projeto vieram do Programa de Imersão Komatsu (KIP), desenvolvido em parceria com o Senai, que visa capacitar jovens profissionais para ingressarem no mercado de trabalho. Após a formação no programa KIP, essas mulheres foram contratadas pela Komatsu para realizar atividades de manutenção em campo.

A Komatsu Brasil International, que engloba as divisões de Construção e Mineração, conta com 20,60% de mulheres em seu quadro de funcionários. Na divisão de Mineração, esse número é de 20,13%, com mulheres desempenhando diversas funções, desde aprendizes até diretoras e vice-presidentes.

A Komatsu estabeleceu uma meta global de ter 25% de mulheres em seu quadro e 10% em posições de liderança até março de 2025. Até janeiro de 2024, a empresa alcançou 82,4% dessa meta, registrando um crescimento de 55,3% no número de mulheres de janeiro de 2021 a janeiro de 2024.

A Anglo American também se destaca na promoção da diversidade e inclusão. A empresa foi uma das primeiras mineradoras no mundo a criar uma área específica para lidar com a inclusão e a diversidade. No Brasil, a empresa possui uma gerência de Cultura, Inclusão e Diversidade e Saúde Mental, com metas específicas, incluindo alcançar 33% de mulheres em posição de alta liderança até 2027. Além disso, a Anglo American respalda a diversidade por meio de políticas e procedimentos consistentes em todas as suas unidades no mundo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -