Geólogos do Irã conseguiram descobrir dois depósitos de minério de lítio na planície de Qahavand. Foi o que informou Mohammad Hadi Ahmadi, vice-diretor para questões de mineração da Organização da Indústria, Minas e Comércio da província iraniana de Hamadan.
Conforme destacou Ahmadi, essa descoberta é um dos principais avanços na exploração mineral do Irã. Segundo ele, isso pode ajudar a resolver vários problemas em muitas áreas provocadas pelas sanções impostas ao país.
A exploração desses depósitos levará quatro anos e o volume de reservas descobertas deste metal é de cerca de 8,5 milhões de toneladas de minério. Além disso, a área das duas minas de lítio onde se planeja realizar a exploração do minério varia entre cinco e seis quilômetros quadrados.
Os recursos de lítio na natureza são muito limitados. Por isso, o metal é um dos mais procurados, caros e raros do mundo. No entanto, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), até 2021, as reservas estimadas de lítio em todo o mundo aumentaram de forma significativa para cerca de 86 milhões de toneladas.
Irã tem 4ª maior reserva de lítio
Comparando-se o mapa global das reservas por país, o Irã se tornou o quarto país com as maiores reservas mundiais. O país ficou à frente, inclusive, dos Estados Unidos. De acordo com as autoridades, a descoberta do lítio pode ajudar o país a obter benefícios práticos com a exportação do metal, que tem um preço médio de mercado de US$ 80 mil (R$ 415 mil) por tonelada.
A maior parte do minério vai para a produção de baterias à base de carbonato de lítio, que representa 74% da produção mundial. Essas baterias são necessárias para a maioria dos aparelhos modernos, como smartphones, laptops e aparelhos portáteis e eletrônicos. Além disso, trata-se de um metal indispensável para baterias em todos os veículos elétricos, tornando-o particularmente importante na indústria automotiva.
O lítio tem aplicação na fabricação de vidro luminescente que protege contra raios ultravioletas, com 14% da produção total do lítio mundial sendo usada nessa indústria. O hidreto de lítio é também usado como combustível de mísseis e para rápida extração do hidrogênio na indústria militar.
Em resumo, a descoberta do minério no Irã pode trazer benefícios econômicos significativos para o país, uma vez que o lítio é um material estratégico e raro que é amplamente utilizado em diversas indústrias importantes, incluindo a indústria automotiva e eletrônica.