domingo, 25 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEntrevistasInvestimentos em novas tecnologias tem permitido avanços na mineração e sondagem, avalia...

Investimentos em novas tecnologias tem permitido avanços na mineração e sondagem, avalia Marx Gutierrez, diretor da Valence Drilling

Parceria entre Valence Drilling e Boart Longyear traz ao mercado de exploração e geotecnia brasileiro produtos de alta qualidade e tecnologia que impactam positivamente na produtividade e lucratividade dos seus clientes

- Publicidade -Google search engine

O Minera Brasil conversou com Marx Gutierrez, diretor da Valence Drilling, empresa do Grupo Valence que comercializa a Boart Longyear, no Brasil. Gutierrez destaca que 2024 promete ser um ano promissor para o setor de mineração brasileiro, sobretudo, para pesquisa mineral que segundo ele, será impulsionada pela busca por minerais essenciais para transição energética.

O executivo da Valence Drilling avalia também que investimento em novas tecnologias tem permitido grandes avanços na mineração, principalmente na área de sondagem, sendo possível aplicar conhecimentos da sondagem de exploração na contenção e estabilidade de barragens em risco, descomissionamento de barragens a montante e nos estudos das pilhas e barragens de rejeito.

Gutierrez diz que a parceria entre Valence Drilling e a Boart Longyear já sinalizou potencial de trazer ao mercado de exploração e geotecnia brasileiro produtos de alta qualidade e tecnologia que impactam positivamente na produtividade e lucratividade dos seus clientes.

Confira a entrevista 

Como o senhor avalia o cenário da exploração mineral no país?

Percebo nitidamente o quanto as atividades de exploração no Brasil vêm crescendo e atingindo potenciais cada vez maiores. Alguns setores, como mineração e construção, impactam diretamente nessa ascensão. Falando especialmente sobre a mineração, que corresponde a grande parte das atividades de exploração, observamos um movimento intenso de descoberta de novas possibilidades, impulsionado pela busca de novos minerais, desenvolvimento de novas tecnologias de processamento e aumento da demanda das commodities.  Tenho visto nos últimos dois anos, uma retomada dos investimentos e crescimento na área.  Tanto que, até 2027, a estimativa é que os investimentos cheguem a US$ 6,5 bilhões, segundo o IBRAM. O que alavancará resultados positivos também para a exploração e geotecnia no Brasil.

Quais são os motivadores desse cenário?

O investimento em novas tecnologias tem permitido grandes avanços na mineração e na área de sondagem. Atualmente, é possível aplicar conhecimentos da sondagem de exploração na contenção e estabilidade de barragens em risco; em descomissionamento de barragens a montante; e nos estudos das pilhas e barragens de rejeito. Isso gera um aquecimento no setor de mineração que passa a demandar mais das atividades de sondagem, utilizando mais equipamentos e peças. É uma engrenagem em que o movimento de um, gera energia e alavanca o outro. Acredito que outro grande motivador para esse crescimento da sondagem é a alta demanda por metais raros, como lítio e nióbio. Nos últimos anos, a corrida em busca de novas jazidas desencadeou grandes projetos de sondagem mineral.

Qual é a perspectiva de 2024 para a Valence Drilling e a Boart Longyear no Brasil?

Para este ano, esperamos que o setor de mineração seja um dos impulsionadores para o mercado de sondagem, com uma alta demanda de operações de máquinas, de consumo considerável de peças e ferramentais. Outro mercado promissor para a exploração é a construção civil, que vem aquecendo e movimentando o segmento de pedreiras e concreteiras, alimentando a demanda por ferramentais de perfuração para o desmonte de rochas. Além disso, é previsto um programa robusto de obras no PAC do Governo Federal, que incrementará esse cenário.

Como a Valence Drilling está posicionada nesse cenário na representação da Boart Longyear?

A Valence Drilling iniciou a comercialização da Boart Longyear em janeiro de 2023 e já sinalizou seu potencial de trazer ao mercado de exploração e geotecnia, produtos de alta qualidade e tecnologia que impactam positivamente na produtividade e lucratividade dos seus clientes. Para isso, está investindo com robustez nos estoques de peças e ferramental em território nacional, assim como no desenvolvimento de uma equipe especializada que atuará em campo, dando toda a assistência para nossos clientes com a manutenção de máquinas e consultoria de aplicação. Conseguimos repor as peças e ferramental com menor tempo no mercado. Além disso, temos também um estoque de apoio no Chile, que fortalece a nossa agilidade de entrega e de atendimento. Ou seja, os clientes terão todo o suporte para a escolha correta do equipamento e ferramentais, de acordo com a sua demanda, assim como a melhor forma de aplicação para obter 100% do seu potencial. Isso significa aumentar a lucratividade do cliente e sua eficiência no mercado.

A partir da parceria com a Boart Longyear, o que as empresas podem esperar da Valence Drilling?

Disponibilizamos ao mercado a força da marca Boart Longyear, sua equipe altamente capacitada no Brasil, tecnologia segura e avançada, associada ao DNA do Grupo Valence que é reconhecido pela sua excelência no atendimento e satisfação do cliente, na representação de grandes marcas.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -