quinta-feira, 16 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioFiscalização/SegurançaInvestidores pressionam empresas de mineração sobre padrões de barragens

Investidores pressionam empresas de mineração sobre padrões de barragens

- Publicidade -

Um grupo de investidores que gerencia mais de US$ 25 trilhões anunciou planos de pressionar empresas de mineração que ainda não aderiram a padrões de boas práticas para barragens de rejeitos e podem votar contra a gestão em próximas assembleias anuais.

A Investor Mining and Tailings Safety Initiative (Iniciativa de Segurança em Mineração e Barragens de Rejeitos) foi lançada em agosto de 2020 em resposta ao desastre de Brumadinho, onde 270 pessoas perderam a vida devido ao colapso de uma barragem de rejeitos. Até agora, 77 empresas de mineração listadas, incluindo as gigantes BHP e Rio Tinto, comprometeram-se com um código de conduta mais rigoroso.

Barragens de rejeitos são diques construídos próximos a minas para armazenar resíduos em forma líquida ou sólida.

No entanto, 126 empresas, muitas delas menores, ainda não adotaram o padrão, expondo seus acionistas, seguradoras e bancos a maiores riscos, afirmou Adam Matthews, presidente do grupo de investidores, à Reuters.

Iniciativa de Segurança em Mineração e Barragens de Rejeitos

A iniciativa destaca empresas como a chinesa Zijin Mining Group Co Ltd, que também possui interesses minerários no exterior e teve problemas com barragens de rejeitos, a mineradora estatal saudita Ma’aden, Grupo Mexico e sua subsidiária Southern Copper Corporation, entre aquelas que não estão em conformidade com o padrão.

“Ainda é preocupante que mais de 100 empresas não tenham sido responsivas ao engajamento que temos feito”, disse Matthews, que também é diretor de investimentos responsáveis para o Church of England Pensions Board, membro do grupo de investidores.

A iniciativa busca compromissos das empresas rezagadas no próximo ano, juntamente com clareza sobre quando implementarão o padrão.

Matthews afirmou que o Church of England Pensions Board votará contra empresas que não estejam em conformidade com o padrão em assembleias anuais nos próximos meses.

“Votaremos contra o presidente da empresa… e também consideraremos apresentar uma resolução de acionistas”, disse ele. Ele também afirmou que outros membros da iniciativa podem fazer o mesmo, mas tomarão suas próprias decisões sobre como votar.

Até o momento, mais de 14.000 instalações de barragens de rejeitos ativas e inativas em 77 países foram compiladas em um registro público global.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -