quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGIndústria da mineração brasileira destaca seu papel na COP28 para descarbonização global

Indústria da mineração brasileira destaca seu papel na COP28 para descarbonização global

- Publicidade -

A 28ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28), realizada em Dubai de 30/11 a 12/12, tornou-se uma plataforma para a indústria da mineração destacar sua contribuição crucial na descarbonização da economia global. Representada pela Direção do IBRAM e por dirigentes das mineradoras associadas, o setor enfatizou seu papel na construção de uma economia verde.

Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, participou ativamente de vários painéis durante a conferência e expressou otimismo sobre o aumento da relevância do setor nas futuras COPs, especialmente na COP30, que será sediada no Brasil.

O IBRAM divulgou um Posicionamento setorial sobre a Agenda de Mudança do Clima no Brasil. O documento destaca a essencialidade da mineração na provisão de recursos naturais para o desenvolvimento econômico e bem-estar social. O setor enfrenta o desafio de reavaliar a criação e compartilhamento de valores com seus stakeholders diante das novas demandas da sociedade.

Como representante das principais mineradoras responsáveis por mais de 85% da produção nacional, o IBRAM direciona esforços para construir um ambiente de negócios favorável e sustentável. Além disso, coordena ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, tanto nacional quanto internacionalmente, em colaboração com o ICMM – International Council on Mining and Metals.

O Posicionamento aborda não apenas a contribuição da mineração na luta contra as mudanças climáticas, mas também os impactos do clima na indústria. O documento destaca argumentos e propõe medidas alinhadas à “agenda estratégica para o Brasil, que vai muito além da ambiental”. O IBRAM enfatiza a necessidade de ações concertadas para garantir os compromissos assumidos pelo Brasil nos Acordos Internacionais e a sustentabilidade do sistema climático global.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -